adplus-dvertising

O que acontece se um meteoro atingir a Terra?

Índice

O que acontece se um meteoro atingir a Terra?

O que acontece se um meteoro atingir a Terra?

A colisão entre a Terra e um asteroide de poucos quilômetros de diâmetro pode liberar tanta energia quanto vários milhões de armas atômicas explodindo em sequência.

O que aconteceria caso um gigantesco meteoro caísse na Terra e cobrisse os raios solares com uma grande nuvem de poeira?

A principal consequência do impacto foi o resfriamento global e a extinção de um número incontável de espécies que habitavam o planeta, incluindo os dinossauros (a colisão foi tão forte que fez com que muita poeira fosse levantada, impedindo que a luz do sol chegasse à superfície).

Em qual região caiu o meteoro que extinguiu os dinossauros?

Local do impacto do asteroide em Chicxulub, na Península de Yucatán, no México.

Qual foi o lugar que caiu o meteoro?

Cratera de Chicxulub
PaísMéxico
Subdivisão administrativaIucatão
Coordenadas21° 24′ 00″ N, 89° 31′ 00″ O
Diâmetro180 km

Será que um meteoro caísse no mar?

  • Se um meteoro de 250 metros de comprimento (o dobro de um campo de futebol oficial) caísse no mar, ele jorraria 250 megatoneladas métricas de vapor quente para a atmosfera. Então, isso aumentaria os gases de efeito estufa e, consequentemente, afetaria o clima.

Qual a imagem de meteoritos caindo na Terra?

  • A imagem de meteoritos caindo na terra é algo exaustivamente usada pela indústria do entretenimento. Porém, mesmo que as chances sejam pequenas, mais dia menos dia algo deve atingir o nosso querido planeta azul — e estamos falando de algo grande, já que pequenos meteoritos caem constantemente.

Quais são os riscos de um asteroide com a terra?

  • Depois de saber sobre todos os problemas que seriam causados pela colisão de um asteroide com a Terra, fica ainda melhor saber que são pequenas as chances de um deles atingir o planeta nos próximos anos. Mesmo assim, os cientistas continuam buscando formas de desviar os corpos para longe. Afinal de contas, ninguém quer correr riscos.

Será que um asteroide caia aqui?

  • Caso um asteroide caia aqui, as chances de que o impacto seja na água são mais altas do que impacto com terra. Com computadores de ponta à sua disposição, a equipe conseguiu analisar uma variedade de cenários com diferentes dados de tamanho e trajetória sendo levados em conta.

Postagens relacionadas: