O que aconteceria se o corpo humano não tivesse ossos?
O que aconteceria se o corpo humano não tivesse ossos?
As articulações do corpo humano ligam os ossos da estrutura esquelética a outros ossos e cartilagens. Fazem parte de um sistema articular e são responsáveis pela garantia dos movimentos realizados com naturalidade e flexibilidade. Se esse sistema não existisse, o esqueleto ficaria sem mobilidade e rígido.
Como seríamos se não tivéssemos ossos?
Desprovidos de esqueleto e musculatura, seríamos criaturas flácidas e indefesas, que deslizariam pelo chão como plantas rasteiras.
O que sustenta o nosso corpo?
O esqueleto humano apresenta como principais funções a sustentação do corpo, proteção dos órgãos internos, reserva de sais minerais e produção de células sanguíneas.
Qual a importância dos ossos para o movimento de nossos braços e pernas?
Mas os ossos precisam estar livres para que nossas pernas, braços, cabeça, etc. possam se movimentar. O nosso esqueleto é formado por muitos ossos que se articulam uns com os outros, entrando em contato pelas juntas e unindo-se pelos ligamentos, o que lhes dá a possibilidade de movimento.
O que protege os ossos?
Muitas pessoas têm a ideia de que os ossos são apenas uma parte do esqueleto. Mas, na verdade, os ossos têm uma série de funções importantes, por exemplo: Os ossos do crânio, o esterno e as costelas protegem órgãos vitais como o cérebro, coração e pulmões.
O que segura o corpo humano?
Dá-se o nome de esqueleto ao conjunto de ossos e cartilagens que sustentam o corpo. O esqueleto protege os órgãos e participa do processo de locomoção e movimentação do corpo, além de servir como reserva de cálcio e produzir células sanguíneas (apenas nos ossos longos).