O que acontece se uma grávida tomar chá de canela?
Índice

O que acontece se uma grávida tomar chá de canela?
O chá de canela é abortivo, pois estimula as contrações uterinas, facilitando inclusive a menstruação (no caso de quem não está grávida). Por isso, para não interromper uma eventual gravidez, evite o consumo do chá de canela.
O que a canela faz no útero?
A canela, quando consumida por uma mulher (grávida ou não), causa pequenas contrações no útero, ou seja, faz com que as paredes musculares desse órgão se retraiam e estiquem. Essas contrações ainda podem provocar sangramentos no canal vaginal e cólicas.
Como a canela age no útero?
A canela possui ligeiras propriedades emenagogas que ativam o útero e provocam o sangramento menstrual. Estudos indicam que certos tipos de canela podem inibir o tromboxano A, uma substância no sangue que faz com que as plaquetas sanguíneas se agrupem em coágulos.
Qual o efeito do chá de Canela na gravidez?
- Além disso, foi verificado que o consumo do chá de canela, em quantidades ideais e recomendadas por um fitoterapeuta ou naturopata, possui efeito relaxante, diminuindo as contrações uterinas na dismenorreia e evitando as contrações durante a gravidez, além de ser capaz de diminuir o fluxo menstrual em mulheres que possuem o fluxo muito abundante.
Por que não usar o chá de Canela durante a gestação?
- Por isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) não recomenda o uso do chá de canela durante a gestação, bem como a maioria dos nutricionistas e médicos obstetras. Em excesso, o chá de canela pode causar reações alérgicas na pele e nas mucosas em algumas pessoas.
Por que a canela pode prejudicar a gravidez?
- Apesar da canela não ser um veneno, mas uma aliada para diversos tratamentos, ela pode prejudicar o andamento da gravidez e deve ser evitada pelas gestantes. A canela é a parte interna da casca do tronco de uma árvore chamada caneleira ( Cinnamomum zeylanicum, sinônimo C. verum ).
Por que mulheres recorrem ao chá de canela?
- Muitas mulheres recorrem à canela, mais especificamente ao chá de canela, para adiantar 1 ou 2 dias da menstruação, ou mesmo para estimular quando a menstruação está atrasada por, no máximo, 1 mês. Por conta desde hábito acabam tomando o chá sem saber que estão grávidas.