O que significa bilirrubina ausente na urina?
Índice
- O que significa bilirrubina ausente na urina?
- O que causa bilirrubina na urina?
- O que é bilirrubina ausente?
- O que significa Urobilinogênio ausente na urina?
- Qual o significado clínico da presença de cetona na urina?
- Como ocorre a produção de bilirrubina?
- Posso medir os níveis da bilirrubina?
- Qual o teste para conhecer os valores da bilirrubina?
- Como é conjugada a bilirrubina?
- Qual a origem da bilirrubina?

O que significa bilirrubina ausente na urina?
Bilirrubina na urina é um sinal de doenças no fígado, na vesícula biliar ou distúrbios no sangue, já que em condições normais a bilirrubina não costuma estar presente na urina. Podemos citar como causas comuns: hepatites, cirrose, câncer de fígado, anemia falciforme, tumores ou cálculos biliares.
O que causa bilirrubina na urina?
A hepatite é uma das principais causas de bilirrubina na urina, pois devido à inflamação do fígado, a bilirrubina conjugada não consegue seguir a via de eliminação normal, voltando para a circulação e podendo ser filtrada pelos rins e eliminada na urina.
O que é bilirrubina ausente?
Urobilinogênio e bilirrubina Também normalmente ausentes na urina, podem indicar doença hepática (fígado) ou hemólise (destruição anormal das hemácias). A bilirrubina só costuma aparecer na urina quando os seus níveis sanguíneos ultrapassam 1,5 mg/dL.
O que significa Urobilinogênio ausente na urina?
Ausência de urobilinogênio: a total ausência da substância na urina pode ser um indicativo de obstrução do ducto biliar, que impede a passagem normal de bilirrubina para o intestino.
Qual o significado clínico da presença de cetona na urina?
Cetonas na urina são um sinal de que o corpo está a utilizar gordura para ter energia em vez de usar a glicose. Isto pode ser porque não há insulina disponível suficiente para levar a glicose a partir da corrente sanguínea para as células e ser usada para produzir energia.
Como ocorre a produção de bilirrubina?
A maior parte da bilirrubina no plasma deriva da degradação dos eritrócitos velhos pelo sistema retículo-endotelial (mononuclear-fagocitário), especialmente no baço. A bilirrubina restante provém da degradação da mioglobina, dos citocromos e de eritrócitos imaturos na medula óssea.
Posso medir os níveis da bilirrubina?
- Podem ser doenças como cirrose, anemia e icterícia , este último um problema que os recém-nascidos normalmente apresentam, principalmente aqueles que nasceram prematuramente. Esses problemas hepáticos podem ser a causa da elevação da bilirrubina. Podemos medir os níveis da substância através de um exame de sangue.
Qual o teste para conhecer os valores da bilirrubina?
- O teste para conhecer os valores da bilirrubina é realizado por via intravenosa, ou seja, uma amostra de sangue é adquirida para análise posterior. Este tipo de teste é recomendado quando você apresenta sintomas de fadiga, tontura, olhos amarelos e qualquer irregularidade no fígado.
Como é conjugada a bilirrubina?
- A bilirrubina, agora já conjugada, é transportada até a membrana celular. Na face oposta aos sinusoides e próxima aos canalículos biliares ela é excretada diretamente. Só consegue ultrapassar a membrana quando conjugada.
Qual a origem da bilirrubina?
- Bilirrubinas. A bilirrubina é o principal produto do metabolismo do heme da hemoglobina. Cerca de 70% da bilirrubina são provenientes da destruição de eritrócitos velhos, 15% provêm de fontes hepáticas, e o restante é proveniente da destruição de células vermelhas defeituosas na medula óssea e nos citocromos.