Porque testemunha de Jeová não pode tomar sangue?
Índice
- Porque testemunha de Jeová não pode tomar sangue?
- O que acontece se testemunha de Jeová receber sangue?
- Como o médico deve se portar de recusa do paciente em realizar transfusão de sangue por crenças religiosas?
- Qual o medicamento que substitui a transfusão de sangue?
- O que diz a lei sobre transfusão de sangue?
- Quais são os tratamentos sem sangue para ajudar Testemunhas de Jeová?
- Quais são as Testemunhas de Jeová?
- Por que as Testemunhas de Jeová são criticadas pela transfusão de sangue?
- Como as Testemunhas de Jeová usam medicamentos?

Porque testemunha de Jeová não pode tomar sangue?
Elas também não doam sangue nem o armazenam para seu próprio uso numa possível transfusão. Um dos motivos que levam as Testemunhas de Jeová a recusarem as transfusões de sangue é que elas acreditam que a Bíblia Sagrada, ou a Palavra de Deus, proíbe tomar sangue por qualquer via.
O que acontece se testemunha de Jeová receber sangue?
Transfusão de sangue é proibida nas normas das testemunhas de jeová. O autor da ação é testemunha de Jeová e a religião tem como uma norma não permitir que seus fiéis façam transfusão de sangue. No caso, o homem está com leucemia e a transfusão é o único tratamento. Mesmo assim, ele se recusa a fazer.
Como o médico deve se portar de recusa do paciente em realizar transfusão de sangue por crenças religiosas?
É aconselhável, entretanto, que o médico ou o hospital anotem tudo no prontuário médico e, sempre que possível, obtenham do doente, familiares ou responsáveis, uma declaração registrando a recusa ou o não querer submeter-se ao tratamento proposto.
Qual o medicamento que substitui a transfusão de sangue?
A autotransfusão intraoperatória é uma excelente alternativa ao sangue alogênico, principalmente pelos benefícios, tais como: disponibilidade imediata de sangue fresco, diminuição das complicações pós-operatória, redução do número de dias de internação e de infecções associadas, redução de morte, bem como diminui a ...
O que diz a lei sobre transfusão de sangue?
A Resolução CFM nº 1.021/80, em seu artigo 2º, diz: "Se houver iminente perigo de vida, o médico praticará a transfusão de sangue, independentemente de consentimento do paciente ou de seus responsáveis”.
Quais são os tratamentos sem sangue para ajudar Testemunhas de Jeová?
- De facto, os tratamentos sem sangue desenvolvidos para ajudar pacientes Testemunhas de Jeová, são agora usados para beneficiar outros pacientes. Em muitos países, qualquer paciente pode escolher evitar os riscos decorrentes de transfusões, como doenças transmitidas pelo sangue, reações do sistema imunitário e erro humano.
Quais são as Testemunhas de Jeová?
- Dentro do tema existem diversos mitos sobre as Testemunhas de Jeová, como por exemplo a alegação de que não utilizam nenhum tipo de remédio ou tratamento médico, uma vez que acreditam que a fé pode curar doenças, evitando assim as transfusões, pois são muito caras, consequentemente havendo muitas mortes – incluindo as de crianças.
Por que as Testemunhas de Jeová são criticadas pela transfusão de sangue?
- Por muito tempo as Testemunhas de Jeová são criticadas pela recusa à transfusão de sangue, pois tal conduta tem como fundamento a ordem bíblica de “se abster de sangue”. Essa escolha gera muitos conflitos entre a crença das Testemunhas de Jeová e o que os médicos acreditam ser mais benéfico para seus pacientes.
Como as Testemunhas de Jeová usam medicamentos?
- Mito: As Testemunhas de Jeová não usam medicamentos nem aceitam tratamentos médicos. Facto: Nós procuramos para nós e para a nossa família o melhor tratamento médico possível. Quando ficamos doentes, consultamos médicos com experiência em realizar tratamentos e cirurgias sem sangue. Reconhecemos os avanços que foram feitos no campo da medicina.