O que acontece se furar o tímpano?

O que acontece se furar o tímpano?
O tímpano, também chamado de membrana timpânica, é uma fina película que separa o ouvido interno do externo. Ele é importante para a audição e quando está perfurado, a capacidade auditiva da pessoa diminui e pode levar, em longo prazo, a surdez, se não tratado corretamente.
Por que o tímpano pode estar perfurado?
- Os sinais e sintomas que podem indicar que o tímpano pode estar perfurado são: Pode haver febre, tontura e vertigem.
Como curar a perfuração do tímpano?
- Muitas vezes, a perfuração do tímpano cura sozinha sem necessidade de tratamento e sem complicações como a perda total da audição mas, em todo caso, deve-se consultar um otorrino para que possa avaliar se existe algum tipo de infecção na região interna do ouvido, que precise de anabiótico para facilitar a cicatrização.
Como o tímpano pode se regenerar?
- Em determinados casos, principalmente se a perfuração ocorreu por uma infecção, o tímpano pode se regenerar. Isso vai depender de vários fatores, como a extensão da perfuração, demora para tratamento da infecção e da imunidade do paciente. Sobre os riscos do problema voltar a acontecer, tudo irá depender da causa da perfuração.
Como diagnosticar o tímpano?
- Como diagnosticar? Normalmente, o médico faz um exame no interior do seu ouvido com um aparelho chamado otoscópio para verificar a perfuração do tímpano. Se não conseguir certificar com o otoscópio o médico confirmará o diagnóstico injetando uma pequena quantidade de ar comprimido utilizando um aparelho designado para isso.