Qual a diferença de aneurisma e enxaqueca?
Índice
- Qual a diferença de aneurisma e enxaqueca?
- O que provoca um aneurisma?
- Que exame detecta aneurisma?
- Qual exame deve ser feito para detectar enxaqueca?
- O que a enxaqueca pode causar no cérebro?
- Quem tem um aneurisma que se rompe?
- Como é viver com um aneurisma?
- Como é chamado o aneurisma cerebral?
- Qual a resolução mais comum para curar aneurisma?
Qual a diferença de aneurisma e enxaqueca?
O aneurisma, infelizmente, quase sempre se manifesta de surpresa, de uma vez só. Leia este artigo sobre cefaleia em trovoada, um possível, embora infrequente, sintoma de aneurisma, a título de exemplo. Já a enxaqueca se manifesta com crises de dor de cabeça e outros sintomas que vão e vêm ao longo de anos.
O que provoca um aneurisma?
O aneurisma surge pelo enfraquecimento ou defeito da parede arterial. A pessoa pode nascer com o problema ou adquiri-lo, a partir de fatores como hipertensão (não controlada com medicamentos), tabagismo ou traumatismo (golpes ou ferimentos penetrantes). Sintomas: Aneurismas pequenos costumam ser assintomáticos.
Que exame detecta aneurisma?
O exame mais usado para identificar um aneurisma cerebral é a angiografia por subtração digital, um procedimento realizado no hospital. Consiste no uso de um cateter, inserido na virilha.
Qual exame deve ser feito para detectar enxaqueca?
Não existem exames específicos para diagnosticar a enxaqueca. O diagnóstico é clínico, por meio da avaliação médica dos sintomas relatados pelo paciente. Em alguns casos podem ser feitos exames para identificar se existem outros fatores interferindo na dor de cabeça e confirmar a suspeita de enxaqueca.
O que a enxaqueca pode causar no cérebro?
Quando estimulados, os nervos podem liberar substâncias que causam inflamação dolorosa dos vasos sanguíneos do cérebro (os vasos sanguíneos cerebrais) e as camadas de tecidos que cobrem o cérebro (meninges). A inflamação provoca cefaleia latejante, náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som.
Quem tem um aneurisma que se rompe?
- Anualmente, apenas 10 em cada 100 mil pessoas têm um aneurisma que se rompe. Ou seja, a maior parte dos aneurismas não se rompe", explica o médico neurologista Roger Taussig, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.
Como é viver com um aneurisma?
- A pressão alta, colesterol elevado, obesidade e doença arteriosclerótica pré-existente são outros fatores que sugerem um aumento da predisposição de o indivíduo ter um aneurisma ao longo da vida. O fumo e o álcool também são apontados pelos médicos como um fator de risco. Leia também: Como é viver com um aneurisma?
Como é chamado o aneurisma cerebral?
- O aneurisma cerebral também é chamado de aneurisma intracraniano, ou aneurisma no cérebro.
Qual a resolução mais comum para curar aneurisma?
- A resolução mais comum para curar um aneurisma é a cirurgia convencional, em que o cirurgião abre o cérebro e faz um clipagem - como se ele colocasse um “clipe” na base dele para controlar a “bolha” - na parede do vaso sanguíneo. 1