O que fazer quando o INSS nega a prorrogação?
Índice
- O que fazer quando o INSS nega a prorrogação?
- Quem teve o benefício negado?
- Quando o benefício é negado o que fazer?
- Como saber se o benefício foi negado?
- O que fazer quando o perito INSS nega a incapacidade?
- Quantas vezes posso pedir a prorrogação do Auxílio-doença?
- Quem foi negado no auxílio emergencial pode fazer de novo?
- Quando o INSS não recorre?
- Como conseguir o benefício negado pelo INSS?
- Qual o prazo para solicitar o benefício indeferido?
- Como você pode requerer o benefício por meio de uma ação judicial?
- Por que o benefício deve ser concedido ao INSS?
O que fazer quando o INSS nega a prorrogação?
Se o pedido for negado, o segurado do INSS deve realizar uma nova perícia com um médico diferente, de acordo com o instituto. Além disso, o segurado pode recorrer a duas alternativas. Entrar com um novo pedido direto ao INSS, ou recorrer à Justiça Federal, no qual é fundamental requerer a prioridade no julgamento.
Quem teve o benefício negado?
Como entrar com recurso do próprio INSS? O primeiro caminho que o segurado pode seguir em caso de benefício indeferido é entrar com um recurso administrativo no próprio INSS. O prazo para dar entrada com o pedido é de até 30 (trinta) dias após receber a comunicação do indeferimento (negativa).
Quando o benefício é negado o que fazer?
O INSS tem o prazo de 85 dias para julgar o recurso, porém se ele ultrapassar este prazo você tem 3 caminhos:
- Fazer reclamação na ouvidoria.
- Impetrar mandado de segurança.
- Ajuizar ação para que um juiz analise seu pedido, com nova perícia realizada por um perito judicial.
Como saber se o benefício foi negado?
Depois de acessar o sistema, busque pela opção “Resultado de Benefício por Incapacidade”, assim, uma nova tela aparecerá com as informações sobre o benefício solicitado. Desta forma, você poderá verificar o número do requerimento e a situação em que ele se encontra: se está em análise, foi negado ou aprovado.
O que fazer quando o perito INSS nega a incapacidade?
Caso o seu benefício seja negado, você tem 3 opções:
- aceitar a decisão;
- entrar com recurso administrativo;
- ingressar com ação judicial.
Quantas vezes posso pedir a prorrogação do Auxílio-doença?
30 dias O auxílio-doença será prorrogado por 30 dias ou até que a perícia médica presencial retorne, e, caso não esteja apto para voltar a trabalhar, o segurado pode solicitar a continuidade do benefício até seis vezes.
Quem foi negado no auxílio emergencial pode fazer de novo?
O Ministério da Cidadania determinou alguns casos em que é possível realizar a contestação do Auxílio Emergencial. Todos envolvem a atualização de dados cadastrais. Portanto, se o benefício foi negado por conta de informações antigas, solicite para que o processo seja avaliado novamente.
Quando o INSS não recorre?
Pela legislação, o INSS tem 45 dias para dar uma resposta a um requerimento, prorrogáveis por mais 45. Há ainda uma tolerância de 60 dias prevista em lei federal, que costuma ser respeitada pelos juízes na hora de aceitar ação contra o órgão.
Como conseguir o benefício negado pelo INSS?
- É por isso que a via judicial é uma boa opção para conseguir o benefício negado pelo INSS, já que o médico indicado pelo juiz tem que ser um especialista. Além disso, auxílio-doença e, em especial, a posentadoria por invalidez costumam oferecer um custo elevado para a previdência.
Qual o prazo para solicitar o benefício indeferido?
- Toda pessoa que teve o benefício indeferido têm o direito de solicitar ao órgão uma nova análise da solicitação por meio de um recurso. O prazo para a solicitação do recurso é de 30 dias após o aviso do indeferimento. Desde maio de 2019, essa solicitação deve ser feita apenas pela internet ou pelo telefone 135.
Como você pode requerer o benefício por meio de uma ação judicial?
- Você ainda pode tentar requerer o seu benefício por meio de uma ação judicial. Essa é a opção que consegue oferecer maiores benefícios, porque, como já foi dito, o perito médico que avaliará o segurado é um especialista, ou seja, conhece bem a patologia e suas consequências para as atividades laborais.
Por que o benefício deve ser concedido ao INSS?
- Esse recurso existe para “facilitar” a concessão do pedido do benefício caso ele seja negado. Isso evita custas judiciais, pois o pedido deve ser feito diretamente no próprio INSS. Para isso, a pessoa que teve o benefício negado deve apresentar, de forma detalhada, os motivos pelos quais o órgão deve aceitar o seu pedido e conceder o benefício.