O que acontece se não tratar ATM?

O que acontece se não tratar ATM?
A disfunção temporomandibular pode evoluir para quadros preocupantes, gerando não só dor e desconforto, mas afetando diretamente na qualidade de vida do paciente. “A DTM interfere na função mastigatória, causando dores nos músculos e gerando uma grande fadiga neles”, relata o profissional.
O que fazer quando se tem ATM?
O tratamento para a disfunção têmporo-mandibular, também conhecida como dor na ATM, é feito com base na sua causa, e inclui uso de placas de mordida para aliviar a pressão na articulação, técnicas de relaxamento dos músculos faciais, fisioterapia ou, em casos mais graves, realização de cirurgia.
Quem cuida de ATM?
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconheceu em 2002 a Disfunção Temporomandibular (DTM) e a Dor Orofacial como uma especialidade à parte. Por isso, a principal indicação de um profissional adequado para tratar ATM é o cirurgião-dentista.
Quem tem ATM pode malhar?
Sim, uma inflamação na gengiva ou um dente cariado, por exemplo, podem interferir diretamente nos resultados do treino e até aumentar o risco de lesão. Já uma "mordida" errada na hora da atividade física prejudica o alinhamento dos dentes e pode fazer você ter desde um corte na boca até dores na sola do pé.
Qual o tratamento mais indicado para a ATM?
- Nesses casos, o mais indicado é buscar um tratamento, que é feito na cadeira do dentista. Porém, não se pode esperar muito para procurar ajuda, já que os sintomas das disfunções da ATM tendem a se agravar conforme o passar do tempo.
Por que a disfunção da ATM pode ser causada por fatores emocionais?
- A disfunção da ATM pode ser causada por fatores emocionais, como estresse, ou físicos, como mal hábito
Qual a função da ATM no crânio?
- A ATM (articulação temporomandibular) liga a mandíbula ao crânio, além de ser responsável por todos os movimentos dos maxilares e da boca, como mastigação, deglutição e fala. Quando algo não vai bem, como dentes tortos, por exemplo, essa articulação pode ser sobrecarregada e desencadear a DTM (disfunção temporomandibular).