O que é Coombs indireto positivo na gravidez?
O que é Coombs indireto positivo na gravidez?
O coombs positivo significa que a gestante teve contato com sangue Rh positivo. Isso pode acontecer especialmente em casos de sangramento, abortos, em procedimentos invasivos (amniocentese, etc), ou durante o terceiro trimestre, no parto, ou, é claro, em transfusões de sangue.
O que quer dizer Coombs indireto positivo?
Já, no caso de teste de Coombs indireto, o resultado positivo significa que a pessoa tem um anticorpo que pode causar coágulos quando se recebe outro tipo de sangue e, dessa forma, é preciso ter cuidado na hora de fazer uma transfusão sanguínea.
Quantas horas de jejum para Coombs indireto?
Coleta: Coletar cerca de 10 ml de sangue em tubo seco. Preparo: Jejum de 4 horas não obrigatório.
Quando o fator Rh interfere na gravidez?
A incompatibilidade de Rh ocorre quando uma gestante tem sangue Rh negativo e o feto tem sangue Rh positivo. A incompatibilidade de Rh pode resultar na destruição de glóbulos vermelhos do feto, por vezes, causando anemia, o que pode ser grave.
Quando solicitar Coombs?
O teste de coombs indireto (da mãe) deve ser solicitado mensalmente, caso o primeiro teste realizado tenha o resultado negativo. Caso persista negativo, a conduta será a administração de imunoglobulina anti-RH, conforme será comentado a seguir.
Para que serve o exame de Coombs Direto?
Usa-se o teste direto de antiglobulina (Coombs direto) para determinar se o anticorpo de ligação de eritrócitos (IgG) ou complemento (C3) está presente nas membranas dos eritrócitos. Os eritrócitos do paciente são incubados com anticorpos anti-IgG humana e C3.