O que fazer quando molha o gesso do pé?
O que fazer quando molha o gesso do pé?
O mais importante a fazer se o gesso ou a tala molhar é procurar um ortopedista imediatamente. Não espere muito tempo. Isso acontece porque o gesso fica mole quando ele molha, o que pode fazer com que osso saia do lugar e desvie a fratura.
O que fazer com o pé engessado?
Não apoie o pé ou coloque peso sobre ele O médico possivelmente indicará que você mantenha o pé quebrado em repouso e qual a posição que ele deverá ficar. Essa orientação precisa ser seguida para que o osso não seja forçado durante a recuperação, por isso, nada de ficar andando de um lado para o outro.
Por que o gesso deve ser aberto?
- Essa é uma situação de emergência, e a criança deve ser levada ao pronto-socorro, onde o gesso deverá ser aberto. O gesso não é à prova de água, portanto, precisa ser protegido na hora do banho. Uma boa ideia é colocar um saco plástico ou enrolar magipack no gesso, para evitar que se molhe.
Como evitar a troca do gesso?
- A troca do gesso deve ser evitada, especialmente nos casos de fratura, pois ele foi colocado após a redução da fratura no pronto-socorro ou no centro cirúrgico, sob anestesia. Implica, portanto, em uma nova redução e/ou nova anestesia para a criança. E isso pode ser evitado se forem tomados os cuidados básicos com o gesso.
Como evitar que a água entre no gesso?
- Colocar uma toalha ou um pano perto do topo do gesso evita que a água passe para dentro do gesso. A água, se entrar no gesso, pode resultar em infecções de pele. Mantenha o gesso longe da água. Mesmo com muita proteção, há sempre o risco de que a água entre pelas aberturas do gesso.
Qual a posição mantida pelo gesso?
- A posição mantida pelo gesso é a de repouso ou de redução, no caso das fraturas, para que o osso fraturado não se mova. O gesso imobiliza uma articulação acima e outra abaixo da área a ser tratada.