O que é uma mutação de gene?
Índice
- O que é uma mutação de gene?
- Como ocorre a metilação do DNA?
- O que é a expressão genética?
- O que é uma mutação deletéria?
- O que causa a mutação genética?
- Para que serve a metilação do DNA?
- Quando se fala em organismos geneticamente modificados?
- Quais são as doenças do gene recessivo?
- Por que a mutação é causada pelo gene?
- Quais são os genes?
O que é uma mutação de gene?
Mutações são alterações anormais no DNA de um gene. Os blocos de construção do DNA são denominados de bases. A sequência dessas bases determina o gene e a sua função. As mutações envolvem mudanças no arranjo das bases que compõem um gene.
Como ocorre a metilação do DNA?
A metilação consiste na adição de um radical metil (CH3) no carbono 5 da base nitrogenada citosina que é seguida por uma base guanina (lembre-se que as bases nitrogenadas do DNA são: citosina, guanina, adenina e timina). Após a adição do radical metil, a base nitrogenada metilada passa a se chamar 5-metil-citosina.
O que é a expressão genética?
O termo expressão genica geralmente é utilizado de maneira sinônima à quantificação do RNA mensageiro (RNAm), e é definido como “a produção de um fenótipo observável por um gene – geralmente direcionando a síntese de uma proteína”.
O que é uma mutação deletéria?
Mutações desfavoráveis (ou deletérias) podem ter sua frequência reduzida na população por meio da seleção natural, enquanto mutações favoráveis (benéficas ou vantajosas) podem se acumular, resultando em mudanças evolutivas adaptativas. Por exemplo, uma borboleta pode produzir uma prole com novas mutações.
O que causa a mutação genética?
Ocorrem através da adição, substituição e subtração de um gene. Em relação à adição ou subtração, as mutações gênicas são capazes de alterar o material genético, acrescentando uma ou mais bases ao DNA.
Para que serve a metilação do DNA?
A metilação do DNA (uma modificação química que se observa pela ligação de um grupo metil ao carbono 5 da citosina - Fig. 1), suprime a transcrição de determinados genes e também promove a alteração da estrutura da cromatina para formas mais condensadas.
Quando se fala em organismos geneticamente modificados?
- Na maior parte das vezes, quando se fala em Organismos Geneticamente Modificados, trata-se de organismos transgênicos. Mas OGMs e transgênicos não são sinônimos: todos os transgênicos são organismos geneticamente modificados, mas nem todos os OGM são transgênicos.
Quais são as doenças do gene recessivo?
- Há igualmente algumas doenças provindas do gene recessivo, a exemplo da Hemofilia, do Albinismo, do Daltonismo e da Miopia.
Por que a mutação é causada pelo gene?
- Diante disso, ele concluiu que essas modificações eram causadas por alguma mudança brusca e casual de um gene, e que a partir de então eram transmitidas a seus descendentes. Dessa forma, a mutação seria a responsável pelo surgimento de diversos alelos dos genes, desencadeando a variação genética nos organismos.
Quais são os genes?
- Nos genes está o material genético que irá transmitir as características da hereditariedade, herdadas geneticamente, formando um novo indivíduo. Os genes são uma parte diminuta onde está o material genético contido na molécula de DNA, o ácido desoxirribonucleico.