adplus-dvertising

O que acontece se eu faltar no serviço?

Índice

O que acontece se eu faltar no serviço?

O que acontece se eu faltar no serviço?

No caso dos mensalistas, o desconto pela falta no trabalho incide sobre seu pagamento como um todo. Assim, se o trabalhador esteve ausente por um dia, o DP deve descontar 1/6 do valor do DSR da remuneração. Se esteve ausente por dois dias, o desconto deve ser de 2/6 e por aí vai.

Quando o funcionário falta ele perde a folga?

Mesmo que a falta ocorra numa segunda, terça ou mesmo sexta-feira, o empregado perde direito ao erário pertinente a folga, uma vez que não laborou durante toda a semana. Assim, ele só terá direito a remuneração do DSR caso tenha laborado todos os dias em que ele laborar em conformidade com o seu contrato de trabalho.

Quanto tempo a empresa pode dar advertência por uma falta?

Não existe um prazo para aplicar advertência por falta injustificada. Aqui cabe o bom senso do RH e do gestor, mas o ideal é que seja feita próxima ao ocorrido.

Pode descontar Se faltar no feriado?

O empregado perde a remuneração do dia de repouso quando não tiver cumprido integralmente a jornada de trabalho da semana, salvo se as faltas forem consideradas justificadas. Se na semana em que houve a falta injustificada, ocorrer feriado, este perderá o direito à remuneração do dia respectivo.

Quem pode rejeitar o atestado?

  • O atestado deve ser emitido por um médico registrado e não pode ser adulterado. Quem falsificar ou mudar o documento pode ser demitido por justa causa e, até, responder na Justiça por falsidade ideológica. A empresa, por outro lado, não pode rejeitar um atestado, apenas em caso de alguma irregularidade constatada.

Quem deve entregar o atestado para o setor?

  • O funcionário deve entregar esse documento para o setor responsável por arquivar e registrar essa justificativa. Quem é que nunca precisou entregar um atestado na empresa, não é mesmo? É muito comum que o colaborar entregue um atestado para o setor de Recursos Humanos ou Departamento Pessoal.

Quem pode responder por falsidade de atestado?

  • O médico que emitir atestado falso - caso o paciente não tenha doença, por exemplo - também pode responder por crime, neste caso, por falsidade de atestado médico. A lei prevê detenção de um mês a um ano.

Posso justificar a falta de atestado médico?

  • Atualmente, o funcionário pode justificar a falta com qualquer atestado médico por até 30 dias. Durante esse período, a empresa ainda é responsável pelo seu salário. Se ele tiver que ficar afastado por mais do que 30 dias, precisa ser encaminhado ao INSS para começar a receber o auxílio-doença, que será pago pelo governo.

Postagens relacionadas: