adplus-dvertising

Quem não trabalhar no feriado pode ser descontado?

Índice

Quem não trabalhar no feriado pode ser descontado?

Quem não trabalhar no feriado pode ser descontado?

É direito de todo trabalhador o descanso em dias de feriado ou a remuneração em dobro, caso a compensação não aconteça na mesma semana. Ou seja, se o trabalho no feriado for compensado com folga em outro dia da semana, o empregador não é obrigado a pagar em dobro pela data trabalhada.

O que acontece se eu faltar no trabalho?

No caso dos mensalistas, o desconto pela falta no trabalho incide sobre seu pagamento como um todo. Assim, se o trabalhador esteve ausente por um dia, o DP deve descontar 1/6 do valor do DSR da remuneração. Se esteve ausente por dois dias, o desconto deve ser de 2/6 e por aí vai.

Pode faltar no trabalho?

A falta no trabalho pode ser justificada ou não, e a empresa precisa conhecer a legislação para saber quando pode ou não descontar a ausência da remuneração do funcionário e respeitar seus direitos. A falta no trabalho pode acontecer com uma justificativa legal e sem grandes consequências.

Quem tá de atestado recebe feriado?

Assim, o empregado que se ausentar do trabalho, por motivo de doença ou acidente do trabalho, deverá apresentar atestado médico para justificar sua falta e manter o direito ao recebimento da remuneração integral, inclusive, a do Repouso Semanal Remunerado - domingos e feriados.

Quais os feriados que não pode trabalhar?

01 de abril: (ponto facultativo); 03 de junho: Corpus Christi (ponto facultativo); 28 de outubro: Dia do Servidor Público, a ser comemorado no dia 1º de novembro (ponto facultativo); 24 de dezembro: Véspera de natal (ponto facultativo após às 14 horas);

Quanto recebo no feriado?

Art. 9º Nas atividades em que não for possível, em virtude das exigências técnicas das empresas, a suspensão do trabalho, nos dias feriados civis e religiosos, a remuneração será paga em dobro, salvo se o empregador determinar outro dia de folga.

Por que é proibido trabalhar no feriado?

  • Apesar de estar na lei que é proibido trabalhar no feriado, empresas que precisam abrir por questões técnicas ou outros motivos, podem exigir que o funcionário trabalhe no feriado.

Qual a consequência da falta do empregado no feriado?

  • Nestes casos a faltas do empregado no dia de feriado pode ocasionar graves consequências para atividade da empresa podendo então ser aplicadas sanções ou até mesmo a demissão do empregado.

Posso faltar no feriado?

  • Faltar no feriado pode ocasionar advertência, suspensão ou até mesmo demissão por justa causa. Se o trabalhador foi designado para trabalhar no feriado e faltar, poderá sofrer sansões ou mesmo ter seu contrato de trabalho rescindido.

Como é o trabalho em dia de feriado?

  • O trabalho em dia de feriado não é considerado trabalho em jornada extraordinária. É um dia de trabalho que deve compensado com folga, mas caso a empresa não conceda ao empregado a folga compensatória, o empregado tem direito de receber aquele dia trabalho em dobro (adicional de 100%).

Postagens relacionadas: