adplus-dvertising

O que é a dança do Toré?

Índice

O que é a dança do Toré?

O que é a dança do Toré?

O Toré é uma dança ritual realizada por diversos povos indígenas, inclusive os tradicionais da bacia hidrográfica do rio São Francisco. É considerado o símbolo maior de resistência e união entre esses povos e uma das principais tradições dos índios do Nordeste brasileiro e de Minas Gerais.

Quanto tempo dura a dança do Toré?

More videos on YouTube Quem vai "levantar o Praiá”, deve fazer uma roupa e uma máscara de palha de ouricuri, que serve para encobrir a personalidade do dançador. Durante o ritual, que pode durar várias horas, esse dançador materializa os seres espirituais - ou Encantados.

Quais são os objetivos do ritual Toré?

O objetivo do Ritual do Toré é a comunicação com os encantos ou encantados que vivem no Reino da Jurema ou Juremá, referência à bebida feita com a casca da raiz da juremeira. Quanto à dança, propriamente dita, ela assume características diferentes em cada comunidade.

Onde é realizado o Toré?

Na aldeia Massacará, localizada em Euclides da Cunha, na Bahia, os índios Kaimbés mantêm a tradição da dança Toré, uma manifestação cultural realizada em diversos momentos.

Quando acontece o toré?

É realizado, geralmente, de 15 em 15 dias, tanto com o objetivo religioso quanto festivo, de comemoração. À primeira vista, pode ser percebido como uma dança, que varia de ritmos e linhas (toadas) em cada povo. O maracá dá o tom das pisadas e os índios dançam, em geral, em círculo.

O que é o toré do Nordeste?

O toré é uma tradição indígena de difícil demonstração substantiva por conta da variação semântica e das diversas formas de suas realizações práticas entre as sociedades indígenas e fora delas (1). Trata-se, a princípio, de uma dança ritual que consagra o grupo étnico.

Como surgiu a dança Toré?

As primeiras referências ao termo toré são encontradas no final do século XIX, na obra Vocabulário pernambucano, de Pereira da Costa, como sendo uma dança cantada dos mestiços indígenas de Cimbres, Pernambuco, atual território dos índios Xucuru. ... Sabe-se, ainda, que o toré tem conotações de ritual público ou privado.

O que significa Ture?

Turé é uma festa de agradecimento às pessoas invisíveis que vivem no Outro Mundo, chamadas Karuãna, pelas curas que elas propiciaram por meio das práticas xamânicas dos pajés.

Quais são as principais localidades da prática do toré?

Encontram-se torés em alguns estados dessa região como por exemplo, na Bahia, entre os Kiriri, Pataxó e Tumbalalá; em Alagoas, entre os Kariri-Xokó, Kalankó; e em Pernambuco, Ceará e Paraíba, entre os Pankararu e Xukuru.

Qual a importância do Toré para as tribos nordestinas?

O ritual do toré é considerado o símbolo maior de resistência e união entre os índios do Nordeste brasileiro.. Não é possível ter certeza sobre a origem da palavra ou do ritual, uma vez que não existem fontes coloniais com informações sobre o assunto.

Quais são as características do Toré?

  • Uma das características do atual Toré que se relaciona bem de perto com as crenças indígenas é o processo de manifestação dos caboclos no terreiro. São espíritos de vivos que se encontram em aldeias distantes. "Quando são chamados, lá na aldeia onde moram (os vivos) caem em sonolência para poder comparecer onde foram chamados".

Quais são as denominações de uma dança?

  • No vasto Brasil as denominações de uma dança, de uma cerimônia variam de região para região. Em Alagoas, na foz do Rio São Francisco, em Piaçabuçu, Toré é o mesmo Catimbó onde além das funções medicinais fitoterapêuticas são encontrados os elementos fundamentais deste, herdadas do índio: a jurema e a defumação curativa.

Qual o significado da dança circular ao ar livre?

  • O ritual é passado de geração à geração e possui diversos significados. Cada povo possui seu toré próprio, mas, em geral, envolve uma dança circular ao ar livre, na qual os índios, em fila ou em pares, acompanham o ritmo da dança com cantos ao som de maracás, zambumbas, gaitas e apitos.

Postagens relacionadas: