adplus-dvertising

Quanto tempo de empresa precisa para fazer exame demissional?

Índice

Quanto tempo de empresa precisa para fazer exame demissional?

Quanto tempo de empresa precisa para fazer exame demissional?

10 dias Segundo a nova portaria, o exame médico demissional deve ser realizado obrigatoriamente em até 10 dias contados a partir da data do término do contrato.

Qual o prazo de validade do exame admissional?

135 dias Conforme a NR7, o ASO de um exame admissional tem uma validade legal que varia conforme o grau de risco da empresa. Sendo assim, para as empresas grau de risco 1 e 2, o ASO tem a validade de 135 dias. Já para as empresas grau de risco 3 e 4, o ASO vale por apenas 90 dias.

Como acontece o exame demissional?

  • No exame demissional, uma anamnese acontece e orienta decisões, mas uma série de exames mais abrangentes também é feita com o intuito de atestar as condições gerais de saúde do funcionário que está de saída da empresa. É comum que sejam repetidos os exames feitos quando da admissão do trabalhador para que se tenha uma referência para comparações.

Qual a obrigatoriedade do exame médico demissional?

  • Atesta que nenhuma doença ou problema de saúde tenha sido adquirida por ele durante o tempo de trabalho naquela empresa. Para regulamentar a norma consolidada, o Ministério do Trabalho e Emprego editou a NR-7 – Portaria 24, de 29.12.94, que estabelece a obrigatoriedade de realização de exame médico demissional.

Qual é a relação do exame admissional e demissional?

  • O funcionário precisa realizar o exame demissional até o dia em que for desligado da empresa, momento em que oficializa a ruptura do contrato de trabalho. Lembramos que o funcionário pode ser demitido somente se todos os testes atestarem normalidade, não havendo nenhum tipo de alteração. Qual é a relação do exame admissional e o demissional?

Quais são as verificações necessárias no ato da demissão?

  • As verificações que normalmente são solicitadas no ato da demissão são: avaliação de quadros psicológicos. Além disso, em empresas que o funcionário está mais exposto a ruídos — além do limite máximo permitido — é necessário realizar o exame de audiometria.

Postagens relacionadas: