adplus-dvertising

O que acontece se não pagar contribuição sindical nova lei?

Índice

O que acontece se não pagar contribuição sindical nova lei?

O que acontece se não pagar contribuição sindical nova lei?

Um dos pontos mais marcantes da Reforma Trabalhista (Lei 13.467/17), se deu quanto a desobrigação da contribuição sindical obrigatória. ... Em outras palavras, significa que para o desconto da contribuição do sindicato, será necessária a autorização do empregado.

O que devo fazer para não pagar a contribuição sindical?

Os empregados que preferem não ter este valor descontado do seu salário, pode cancelar a sua cobrança. Para cancelar a contribuição assistencial, o empregado deve enviar uma Carta de Oposição ao sindicato. Esta carta deve ter aviso de recebimento, no prazo de dez dias após a publicação da convenção coletiva.

Quando acabou a contribuição sindical?

Mas finalmente, veio o STF que declarou constitucional o fim da contribuição sindical obrigatória pela Reforma Trabalhista de 2017, estabelecendo que “a contribuição confederativa de que trata o artigo 8º, inciso IV, da Constituição Federal, só é exigível dos filiados ao sindicato respectivo”.

Quando se desconta a contribuição sindical?

30% Os trabalhadores autônomos e profissionais liberais devem descontar o imposto sindical correspondente a 30% do maior valor de referência fixado pelo Executivo na época do pagamento. A contribuição está prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Sou obrigado a pagar assistência sindical?

Agora, com as mudanças aprovadas pelo Senado, a contribuição sindical é “Opcional”. Ou seja, com a nova lei, o trabalhador só paga essa taxa se quiser. Para ser descontado em folha de pagamento, o mesmo deve autorizar a empresa em que trabalha a fazer o desconto para então, ser repassado ao sindicato.

É obrigatório o pagamento de contribuição assistencial?

Não! A contribuição assistencial é opcional, independentemente se o profissional é filiado ou não ao sindicato. Qualquer tipo de pagamento que seja imposto pela entidade, de forma obrigatória, é ilegal.

Por que a contribuição sindical serve?

  • Contudo, é importante salientar que a contribuição sindical serve para patrocinar as diversas entidades sindicais existentes no Brasil, algumas instituições defendem os interesses dos empregados. Já no caso dos sindicatos patronais, eles fazem a intermediação de negociações de empresas pertencentes a determinadas categorias.

Qual o requerimento do pagamento da contribuição sindical?

  • O requerimento do pagamento da contribuição sindical está condicionado à autorização prévia, voluntária, expressa e por escrito do empregado para o sindicato (art. 579 da CLT);

Por que a contribuição sindical deixou de ser obrigatória?

  • A contribuição sindical deixou de ser obrigatória depois da reforma trabalhista, mas existe um outro tipo de cobrança sindical que pode estar sendo feita sobre o seu salário: a contribuição assistencial.

Será que a oposição é igual à contribuição sindical?

  • Também é recomendável manifestar sua oposição ao sindicato, levando uma carta de próprio punho sobre a não autorização de desconto. Se não tiver sucesso neste diálogo, a saída é entrar com uma ação no judiciário trabalhista para reaver os descontos, segundo Riskalla. Contribuição assistencial é igual à contribuição sindical?

Postagens relacionadas: