adplus-dvertising

O que acontece se comprar um celular roubado?

Índice

O que acontece se comprar um celular roubado?

O que acontece se comprar um celular roubado?

Ao localizar, a Civil envia uma mensagem para quem comprou o celular e solicita que o usuário compareça em determinada delegacia num prazo de 24 horas para comprovar a posse do aparelho. Caso não seja comprovado, a pessoa pode ser condenada por receptação.

O que fazer se comprei um celular roubado?

Veja o que fazer:

  1. Acesse as ferramentas: Seu smartphone possui ferramentas para situações de perda e roubo. ...
  2. Se possível, localize o aparelho. ...
  3. Envie um comando remoto para limpeza do dispositivo. ...
  4. Comunique o roubo à operadora. ...
  5. Registre um boletim de ocorrência. ...
  6. Bloqueie o IMEI do celular.

Qual o problema de comprar celular sem nota fiscal?

Segundo a Anatel, até o mês de maio todos os aparelhos com IMEI bloqueado deixarão de funcionar completamente. Para não ser vítima de problemas como esse, outro conselho é não comprar aparelhos usados que não tenham uma nota fiscal. ... Sem nota fiscal, você não poderá nem mesmo fazer um seguro para celular.

Como saber se o celular é roubado ou não?

Saiba quando um celular roubado está sendo usado

  1. Acesse o endereço www.google.com/android/find a partir de um navegador.
  2. Faça o login com as credenciais da mesma conta Google cadastrada no smartphone;
  3. É possível que haja mais de um aparelho conectado à sua conta Google – selecione o que deseja buscar.

Qual a pena para quem compra celular roubado?

180 - Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

O que significa quando o IMEI está impedido?

Se o IMEI informado está impedido por perda, roubo ou furto Caso o bloqueio por roubo, furto ou extravio não tenha sido solicitado pelo consumidor, ele deve entrar em contato com o estabelecimento comercial que lhe vendeu o equipamento e buscar a troca e/ou ressarcimento do aparelho celular.

Quando o IMEI está impedido o que significa?

Caso você tenha adquirido um smartphone com IMEI impedido por alguma outra irregularidade, isso deve significar que ele conta com alguma violação na certificação da Anatel ou adulteração dela.

Como comprar celular usado sem nota?

Mesmo que o vendedor diga que não possua mais a nota do aparelho, ele pode tirar uma segunda via na loja onde comprou o celular. É algo relativamente fácil de se fazer, caso a compra tenha sido feita em lojas online.

Pode vender produto usado sem nota fiscal?

Sem o documento, isso não é possível. Mas quando compra de um revendedor, ele tem obrigação de emitir nota fiscal e deve descrever as condições do produto no documento. Segundo o PROCON, isso lhe dá direito a 90 dias de garantia por parte da revenda para bens duráveis, como eletroeletrônicos.

Por que não usar o celular roubado?

  • Documentos, imagens, contatos, redes sociais, senhas, cartões de crédito, bancos… tudo na palma da mão, a uma sequência numérica de distância. Por isso, ao notar que não está com o smartphone, é importante tomar algumas medidas para evitar que o celular roubado seja hackeado por criminosos.

Como encontrar o celular roubado ou Furtado?

  • A primeira medida a tomar ao ter o celular roubado ou furtado é localizar o smartphone. Encontrar o iPhone (iOS) perdido é possível com o aplicativo Buscar, enquanto celulares Android podem ser rastreados com o Encontre Meu Dispositivo.

Qual a primeira medida para rastrear o celular roubado?

  • A primeira medida a tomar deve ser rastrear o celular roubado: “Se o aparelho estiver com bateria, hoje é muito fácil fazer uso das soluções que a maior parte dos fabricantes de smartphones desenvolve”, explica o especialista em Tecnologia e Inovação Arthur Igreja.

Como confirmar o roubo ou o furto do celular?

  • Ao confirmar o roubo ou furto do celular, é imprescindível que o usuário registre um Boletim de Ocorrência, que vai respaldá-lo em caso de alguma atividade criminosa ser feita com celular.

Postagens relacionadas: