Pode colocar o DIU estando grávida?
Índice
![Pode colocar o DIU estando grávida?](https://i.ytimg.com/vi/OP9qHfgLPCI/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLCVcMlYgZECPLxRcmzPZjIFAGSEXQ)
Pode colocar o DIU estando grávida?
“A gravidez com o DIU Mirena não apresenta quase nenhum problema. O material não vai causar interferência. O de cobre, como é muito duro, pode causar a ruptura da bolsa de líquido do bebê. O maior risco é o de aborto, principalmente para o caso do DIU de cobre”, diz Pinotti.
Qual o risco de tirar o DIU estando grávida?
Uma das complicações mais comum de engravidar com o DIU é o risco de aborto, especialmente quando o dispositivo é mantido no útero até algumas semanas de gestação. No entanto, mesmo sendo retirado, o risco é muito superior ao de uma mulher que engravidou sem o DIU.
Como é a gravidez com DIU?
"Ele tem taxa de eficácia de 99,4%. Ou seja, a cada 100 mulheres que usam o DIU, mais de 99 não irão engravidar usando o método, mas a taxa de falha existe", afirma Flavia Fairbanks, ginecologista, obstetra e membro do Comitê Nacional de Sexualidade da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).
Quando o DIU pode falhar?
Os DIUs são muito eficazes. A taxa de falha do DIU TCU 380A é de mais ou menos 0,5%, ou seja, de cada 200 mulheres que colocam o DIU uma pode engravidar no primeiro ano de uso. A probabilidade de uma mulher com o DIU TCU 380A engravidar depois do primeiro ano de uso é escassa.
Por que o DIU pode prevenir a gravidez?
- O dispositivo intrauterino pode prevenir a gravidez por 3 a 10 anos, dependendo do tipo de DIU que foi colocado. Isso faz dele um dos métodos contraceptivos mais baratos. O DIU Mirena, por exemplo, libera uma pequena dose de hormônio no útero todos os dias, por um período de 3 a 5 anos.
Por que o DIU pode provocar gravidez ectópica?
- No entanto, mesmo sendo retirado, o risco é muito superior ao de uma mulher que engravidou sem o DIU. Além disso, o uso de DIU também pode provocar uma gravidez ectópica, na qual o embrião se desenvolve nas trompas, colocando em risco não só a gestação, mas também os órgão reprodutores da mulher. Entenda melhor o que é esta complicação.
Por que o DIU pode ser colocado antes do parto?
- O médico pode ainda aconselhar a paciente a tomar um analgésico antes da colocação do DIU. Se a mulher for sensível à dor na vagina ou no colo do útero, pode ser aplicado um anestésico local antes do procedimento. Para a maioria das mulheres, o DIU pode ser colocado a qualquer momento, mesmo imediatamente após o parto ou um aborto espontâneo.
Quando ocorre a gravidez?
- Quando a gravidez acontece, é mais fácil de identificar quando o DIU é de cobre, pois nestes casos a menstruação, que continua descendo, fica atrasada. Já no DIU Mirena, por exemplo, como não existe menstruação, a mulher pode demorar até aos primeiros sintomas de gravidez para desconfiar que está grávida.