Pode comer comida mofada?
Pode comer comida mofada?
Como existem milhares de tipos de bolores conhecidos, fica difícil saber se o desenvolvido em determinado alimento fará mal ou não à saúde. Então, na dúvida, o melhor é não consumir o pão, a fruta, o iogurte ou qualquer outra comida com aquele aspecto mofado.
Quando é seguro comer alimentos mofados?
Se você retirar todo o mofo, além de alguns centímetros abaixo para garantir que vai jogar fora possíveis esporos imperceptíveis a olho nu, pode ser considerado seguro comê-la.
Por que não devemos retirar a parte embolorada e comer o restante do alimento?
Isso porque, apesar de a técnica de recortar a comida eliminar os esporos do fungo – responsáveis pela cor do mofo -, suas “raízes”, chamadas hifas, vão se enterrando profundamente no alimento. E é lá que as micotoxinas – coisas que podem te fazer mal – são produzidas.
Como o pão elimina o mofo?
- Torrar o pão elimina o mofo? Em muitos casos, a alta temperatura pode matar o fungo, mas mesmo assim não se recomenda consumir o alimento já que as estruturas de reprodução do fungo, conhecidas como esporos, ainda podem permanecer no alimento. Todo bolor tem tom esverdeado? Nem todo mofo é verde.
Por que o mofo é perigoso?
- Mofo são fungos microscópicos que se infiltram em produtos vegetais e animais depois de serem transportados por ar, água ou insetos. Ele pode ser perigoso, mas geralmente não é.
Qual a provável digestão do mofo?
- O mais provável, principalmente se seu corpo estiver com o sistema imunológico em dia, é que você simplesmente faça a digestão do mofo como se fosse qualquer outro alimento. Mofo são fungos microscópicos que se infiltram em produtos vegetais e animais depois de serem transportados por ar, água ou insetos.
Por que não descartar qualquer alimento?
- Segundo a pesquisadora Rosely Piccolo Grandi, do Núcleo de Pesquisa em Micologia do Instituto de Botânica de São Paulo, o recomendado é descartar qualquer alimento. "As estruturas dos fungos são microscópicas e não é possível saber se tudo foi eliminado. As que permanecerem no alimento podem causar problemas", diz.