adplus-dvertising

O que faz o Sol brilhar?

Índice

O que faz o Sol brilhar?

O que faz o Sol brilhar?

Como todas as estrelas, o Sol brilha porque tem massa demais. Os átomos de hidrogênio do seu núcleo não suportam o peso sobre eles e se fundem, causando ininterruptas reações nucleares.

Como o Sol é feito?

O Sol é composto principalmente pelos elementos hidrogênio e hélio, mas também possui outros elementos como o ferro, níquel, oxigênio, silício, etc. Sua energia é criada na zona profunda do núcleo, com temperatura e pressão altíssimas e lá ocorrem as reações nucleares.

Será que o sol se enfraquecerá e se apagando?

  • O Sol irá se enfraquecendo e se apagando aos poucos, até o suspiro final. Aí, o que um dia foi astro-rei amarelo e gigante vermelha não passará de uma anã branca – um corpo carcomido, com metade da massa atual espremida numa esfera com diâmetro 17 vezes menor que hoje e sem forças para liberar energia.

Será que o sol se tornará muito maior?

  • Como já mencionado, o sol se tornará muito maior. Isso fará com que os planetas mais próximos se transformem em terrenos baldios ardentes, enquanto os mais distantes e congelados nas bordas do sistema solar, como o planeta anão Plutão (hoje, sua temperatura varia de -233 a -223 graus Celsius) poderão finalmente esquentar um pouco. 3.

Quando o sol se levanta sobre o horizonte?

  • Ano 997 d.C. Um Sol gigantesco se levanta sobre o horizonte leste da Terra. Se você pudesse acordar nessa manhã, daqui a 1,5 bilhão de anos, não encontraria nada do mundo que conhece hoje. Nossa estrela está 10% mais brilhante e parece ocupar um pedaço enorme do céu, que por sinal não é mais azul.

Será que o Sol é um planeta?

  • Pensar que o Sol é um planeta é uma confusão comum devido ao seu tamanho visivelmente superior a qualquer planeta ou estrela do sistema. Mas, antes de tentar entender o que aconteceria se o Sol explodisse é importante ter em mente que o sol é uma estrela e não um planeta.

Postagens relacionadas: