O que fazer se o paciente Broncoaspirar?
Índice
- O que fazer se o paciente Broncoaspirar?
- Quais as consequências de uma broncoaspiração?
- Como identificar broncoaspiração?
- Qual estrutura evita a broncoaspiração?
- Quais são os sintomas da broncoaspiração?
- Por que a broncoaspiração pode levar ao envelhecimento?
- Qual o protocolo de broncoaspiração?
- Como posicionar os pulmões confiando a broncoaspiração?
O que fazer se o paciente Broncoaspirar?
Deitar a pessoa engasgada. A primeira ação deve ser chamar ajuda! Não coloque a mão ou o dedo em forma de pinça na boca do engasgado, na tentativa de retirar o alimento, pois há risco de obstruir ainda mais a via aérea. Não provoque o vômito, pois a obstrução é da via aérea , não da via digestiva.
Quais as consequências de uma broncoaspiração?
As principais complicações ocasionadas pela broncoaspiração incluem: pneumonite, pneumonia e atelectasia. Uma pneumonite química pode instalar-se nos casos em que o pH for menor do que 2,5, evoluindo com processo inflamatório 4h após a aspiração. A presença de atelectasias e broncoespasmo não é infrequente.
Como identificar broncoaspiração?
De acordo com a médica, quando a criança broncoaspira um alimento ou um objeto ela pode demonstrar tosse, cansaço e palidez, dependo do corpo estranho que ingeriu.
Qual estrutura evita a broncoaspiração?
A epiglote é uma estrutura cartilaginosa encontrada na laringe. Ela está relacionada, principalmente, com a proteção do sistema respiratório contra a entrada de alimentos.
Quais são os sintomas da broncoaspiração?
- Porém, com o envelhecimento, as broncoaspirações tornam-se mais frequentes e podem levar a quadros sérios, como infecções pulmonares e pneumonias, cujo tipo varia conforme a quantidade e a natureza do aspirado. Tudo sobre saúde, estilo de vida e comportamento direto no seu email.
Por que a broncoaspiração pode levar ao envelhecimento?
- Porém, com o envelhecimento, as broncoaspirações tornam-se mais frequentes e podem levar a quadros sérios, como infecções pulmonares e pneumonias, cujo tipo varia conforme a quantidade e a natureza do aspirado. O alimento que costuma levar aos primeiros episódios de engasgo é a água, problema que se torna mais frequente ao envelhecer.
Qual o protocolo de broncoaspiração?
- Acúmulo de saliva dentro da boca, falta de ar, tosse durante e após a refeição, engasgos, pigarro, mudança na voz, tempo de refeição aumentado e/ ou diminuído, recusa alimentar com perda de peso rápida. Protocolo de Broncoaspiração.indd 1-4 10:51 ALIMENTAÇÃO VIA ORAL
Como posicionar os pulmões confiando a broncoaspiração?
- O paciente deve estar bem acordado e posicionado sentado ou com a cabeceira do leito elevada o máximo possível, sendo o mínimo de 45°, de preferência com a cabeça levemente fl exionada para frente. Estas orientações visam reduzir o risco do “retorno da dieta”, que poderia ir para os pulmões confi gurando a Broncoaspiração.