Quais os males que a insulina causa?
Quais os males que a insulina causa?
O principal efeito colateral de qualquer tipo de insulina é a hipoglicemia, que é a redução exagerada da glicose. Esta alteração provoca sintomas como tremores, tonturas, fraqueza, transpiração e nervosismo, e é muito perigosa, pois, se não for corrigida rapidamente, pode causar desmaio e até coma.
Qual o valor da glicose para tomar insulina?
No tratamento do diabetes, o ideal é que a glicose fique entre mg/dL. A partir de 100mg/dL em jejum ou 140mg/dL duas horas após as refeições, considera-se hiperglicemia e, abaixo de 70mg/dL, hipoglicemia.
Por que você não toma insulina?
- No entanto, se alguém que não tem diabetes toma insulina, o excesso deste hormônio irá rapidamente diminuir a quantidade de glicose circulante no sangue, podendo então provocar um quadro de hipoglicemia.
Quando é recomendado o uso da insulina?
- O uso da insulina deve ser recomendado pelo endocrinologista de acordo com o tipo de diabetes que a pessoa possui, podendo ser indicada a aplicação da injeção todos os dias antes das principais refeições, no caso da diabetes do tipo 1, ou quando os remédios anti-diabéticos começam a não ter efeito, no caso da diabetes do tipo 2.
Quando o diabético tipo 2 começa a tomar insulina?
- Já o diabético tipo 2 deve começar a tomar insulina quando a dieta e os remédios antidiabéticos não conseguem controlar os níveis de açúcar no sangue e, o valor da hemoglobina glicosilada, que pode ser identificado no exame de sangue que o médico pede regularmente, for superior a 7%.
Qual é a função da insulina?
- A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e que tem como função transportar a glicose para dentro das células para ela ser transformada em energia. Esse açúcar, a glicose, é a principal fonte de energia utilizada pelo corpo e é essencial para manter o funcionamento do cérebro.