Como é cobrado o PIS e COFINS?
Índice
- Como é cobrado o PIS e COFINS?
- O que significa o imposto PIS?
- Qual é o fato gerador do PIS?
- Qual o conceito de Cofins e qual é o seu fato gerador?
- Quando devem ser pagos os pagamentos do PIS e COFINS?
- Como é o PIS e o Cofins?
- Como ocorre a não incidência de PIS e COFINS?
- Quais são os créditos admitidos no regime não cumulativo do PIS e COFINS?
Como é cobrado o PIS e COFINS?
Como regra, PIS/COFINS são tributos não cumulativos, conforme estabelecem as Leis no 10.637/02 e nº10.833/03. Para os contribuintes submetidos à apuração não cumulativa, a alíquota da contribuição ao PIS é de 1,65%, enquanto a da COFINS é de 7,6%. ... Isso porque há diversos regimes específicos de apuração do PIS/COFINS.
O que significa o imposto PIS?
O PIS e a COFINS são siglas de dois tributos pertencentes à Constituição Federal nos artigos 1, que significam: PIS: Programa de Integração Social; COFINS: Contribuição para Financiamento da Seguridade Social.
Qual é o fato gerador do PIS?
Art. 1º A contribuição para o PIS/Pasep tem como fato gerador o faturamento mensal, assim entendido o total das receitas auferidas pela pessoa jurídica, independentemente de sua denominação ou classificação contábil.
Qual o conceito de Cofins e qual é o seu fato gerador?
A base de cálculo da COFINS é a receita bruta mensal auferida pela pessoa jurídica. Ou seja, o fato gerador da COFINS será sempre o faturamento total da empresa – independentemente do tipo de atividade exercida por ela ou da classificação contábil das receitas.
Quando devem ser pagos os pagamentos do PIS e COFINS?
- Os pagamentos da contribuição para o PIS e COFINS devem ser efetuados até o dia 25º (vigésimo quinto) do mês subsequente ao de ocorrência dos fatos geradores, conforme a Lei nº 11.933/2009, exceto às entidades financeiras e equiparadas referenciadas no § 1º do art. 22 da Lei nº 8.212/91 que devem ser pagos até o 20 o (vigésimo ...
Como é o PIS e o Cofins?
- O PIS, ou Programa de Integração Social, é recolhido junto ao Cofins e, por isso, muitas vezes é visto como a mesma coisa – o que não é verdade. Os dois tributos são somados e pagos em conjunto, mas ainda são distintos e possuem cada um a sua função.
Como ocorre a não incidência de PIS e COFINS?
- Não Incidência (A não incidência ocorre quando naquela operação especifica não incide Pis e Cofins) Suspensão (Na Suspenção o produto é tributado de Pis/Cofins, porém ao vender o produto em uma situação especifica, ele é suspenso de Pis e Cofins, temos como exemplo a exportação).
Quais são os créditos admitidos no regime não cumulativo do PIS e COFINS?
- Agora vamos conhecer quais são os créditos admitidos no regime Não Cumulativo do Pis e Cofins, lembrando que as alíquotas são de 1,65% para o PIS e 7,6% para a COFINS. Aquisições de Mercadorias para revenda, exceto se as mesmas forem sujeitas a Incidência Monofásica, Alíquota Zero ou Substituição Tributárias;