O que é barreira de depleção?
Índice
- O que é barreira de depleção?
- Como funciona um dispositivo com junção P-N?
- Quando se realiza a polarização direta a camada de depleção aumenta?
- Qual a importância da barreira de potencial ou camada de depleção?
- O que é a corrente de difusão?
- Quais são os semicondutores mais utilizados?
- Qual a profundidade do semicondutor após a difusão?
- Por que são bons condutores de eletricidade?
O que é barreira de depleção?
A região de depleção refere-se a região em torno de uma junção P-N de um semicondutor na qual existem poucos portadores de carga (elétrons ou buracos).
Como funciona um dispositivo com junção P-N?
Uma junção P-N é produzida quando dois semicondutores do tipo P e do tipo N são ligados de forma que se mantenha a continuidade do reticulado cristalino. ... A maioria dos dispositivos semicondutores usados em componentes eletrônicos modernos utiliza junções P-N como sua estrutura fundamental.
Quando se realiza a polarização direta a camada de depleção aumenta?
o Quanto maior a polarização reversa, maior torna-se a camada de depleção. A camada de depleção pára de aumentar quando a sua diferença de potencial se iguala à tensão da fonte. Bandas de energia: o A camada de depleção torna-se maior até que a sua diferença de potencial se iguale à tensão da fonte.
Qual a importância da barreira de potencial ou camada de depleção?
Inicialmente surge uma corrente de difusão maior que a corrente de deriva através da junção. Esta corrente diminui com o tempo, até que se iguala à corrente de deriva, anulando-se. Durante este processo a barreira de potencial e a região de depleção vão se formando, até que seja atingido o equilíbrio.
O que é a corrente de difusão?
Quando um bloco de silício tipo N e um outro bloco de silício tipo P são colocados em contato íntimo (junção metalúrgica) os portadores de carga (elétrons e lacunas) em excesso de lado N e do Lado P se neutralizam através do processo de difusão. A corrente que se estabelece é conhecida como corrente de difusão.
Quais são os semicondutores mais utilizados?
- São aqueles que estão numa situação intermediária, ou seja, em determinada situação são isolantes e em outra são condutores. Esses materiais são classificados como semicondutores. O silício e o germânio são os semicondutores mais utilizados no mercado. Vamos tomar como exemplo o silício.
Qual a profundidade do semicondutor após a difusão?
- A profundidade desta região depende do tempo e da temperatura na qual ocorre a difusão. A interface entre a parte do semicondutor tornada P e a parte N do substrato que permaneceu não contaminada forma a junção P-N, que é do tipo gradual. Junção P-N onde nota-se a formação da barreira de potencial após a difusão das cargas.
Por que são bons condutores de eletricidade?
- Esses fios condutores são assim chamados porque são bons condutores de eletricidade, ou seja, possuem elétrons livres. Na maioria das vezes esses cabos são feitos de cobre, que é um ótimo condutor de eletricidade e um material de custo não elevado.