Qual a tendência que os átomos apresentam de ganhar ou perder elétrons?
Qual a tendência que os átomos apresentam de ganhar ou perder elétrons?
São definidas da seguinte forma: Eletronegatividade é a tendência de um átomo em atrair elétrons compartilhados numa ligação química; de modo contrário, a eletropositividade indica a tendência do átomo em liberar esses elétrons quando ligado a outro.
Como saber quem ganha e quem perde elétrons?
é só olhar se ele está com o sinal de positivo ou negativo em cima. Se tiver com positivo é por que perdeu elétrons, ou seja, agora tem mais prótons, por isso fica com a carga positiva. Se tiver com o negativo é por que ganhou elétrons, ou seja, agora tem mais elétrons do que prótons, por isso sua carga é negativa.
Qual a energia necessária para remover electrões de um átomo?
- A energia necessária para remover electrões de um átomo é chamada energia de ionização, ou potencial de ionização. Estes termos são também usados para descrever a ionização de moléculas e sólidos, mas os valores não são constantes, porque a ionização pode ser afectada pela química, geometria e temperatura locais.
Como é a configuração eletrônica de um átomo?
- No texto “Distribuição eletrônica” foi mostrado que a configuração eletrônica de um átomo, isto é, como os elétrons estão distribuídos nas camadas eletrônicas do átomo, é identificada por meio do diagrama criado por Linus Pauling, que é o mostrado abaixo:
Por que esse átomo é instável?
- Esse átomo se encontra sozinho e no estado gasoso. Esse átomo, que é instável, ganha estabilidade quando recebe o elétron. É daí que surgem as ligações químicas, conforme a Teoria de Octeto. Um átomo que tem uma camada com 2 elétrons e uma com 5 elétrons tem a tendência de ir buscar mais um elétron.
Como funciona o modelo atômico?
- Já conhecemos o modelo atômico e sabemos que ele possui um núcleo positivo circundado por uma eletrosfera negativa. O que mantém os elétrons em torno do núcleo é a atração magnética que um exerce sobre o outro.