O que acontece quando um átomo emite uma partícula beta?
Índice
- O que acontece quando um átomo emite uma partícula beta?
- O que acontece com um átomo quando este emite uma partícula alfa?
- O que acontece quando um núcleo de um átomo radioativo emite partículas alfa ou beta?
- Como ocorre a emissão de partículas alfa e beta?
- O que acontece no decaimento beta?
- Para que é usada à radiação alfa?
- Por que uma partícula alfa quando é emitida pode ionizar o ar?
- O que é radiação alfa e beta?
- O que é alfa e beta?
- Como ocorre a emissão de uma partícula alfa?
- Qual a função da partícula alfa?
- Como descobrir as partículas alfa e beta?
- Qual o poder de penetração das partículas alfa?
O que acontece quando um átomo emite uma partícula beta?
Dessa forma, quando um átomo emite uma partícula beta, ele se transforma em um novo elemento com o mesmo número de massa (porque o nêutron que havia antes foi “substituído” pelo próton), mas o seu número atômico (Z = prótons no núcleo) aumenta uma unidade.
O que acontece com um átomo quando este emite uma partícula alfa?
Primeira lei da radioatividade / Lei de Soddy “Quando um núcleo emite uma partícula alfa (α), seu número atômico diminui duas unidades e seu número de massa diminui 4 unidades.”
O que acontece quando um núcleo de um átomo radioativo emite partículas alfa ou beta?
Assim, quando um elemento radioativo emite uma partícula beta, ele se transforma em um isóbaro, isto é, elemento com mesmo número de massa (pois ele perdeu um nêutron, mas ganhou um próton) e com número atômico (número de prótons) maior 1 unidade.
Como ocorre a emissão de partículas alfa e beta?
A partícula “Alfa” possui carga positiva, constituída por 2 prótons e 2 nêutrons. Tal partícula provém da quebra de um núcleo de átomo radioativo, e adquire a carga positiva de + 2. A radiação Alfa possui massa e carga elétrica relativamente maior que as demais radiações (Beta e Gama). ...
O que acontece no decaimento beta?
Na equação de decaimento beta (elétron), um átomo pai (P) transmuta para um átomo filho (F) mais radiação beta (e = elétron) e um antineutrino ( ). A condição para que um elétron seja ejetado do núcleo, sendo o decaimento beta uma reação nuclear, é que ocorra decaimento de um nêutron em próton + elétron + antineutrino.
Para que é usada à radiação alfa?
Apesar de ser altamente maléfica aos seres vivos, em determinadas doses, a radiação é utilizada para o tratamento de doenças, realização de diagnósticos, datação de fósseis e artefatos entre outros.
Por que uma partícula alfa quando é emitida pode ionizar o ar?
Visto que a partícula alfa possui a massa maior em relação às outras emissões radioativas, o seu poder de ionização é maior, ou seja, ela arranca os elétrons dos gases com maior facilidade e consegue formar um número maior de íons por cm3 na sua trajetória do que as outras emissões.
O que é radiação alfa e beta?
Radiação alfa (α): também chamada de partículas alfa ou raios alfa, são partículas carregadas por dois prótons e dois nêutrons, sendo, portanto, núcleos de hélio. ... Radiação beta (β): raios beta ou partículas beta, são elétrons, partículas negativas com carga – 1 e número de massa 0. Radiação Gama (γ): ou raios gama.
O que é alfa e beta?
Entre os animais que vivem em algum tipo de sociedade, o alpha é aquele que exerce a supremacia sobre os demais. ... Já um animal beta (palavra que corresponde à segunda letra do alfabeto grego) é aquele que fica em segundo lugar em relação ao alpha.
Como ocorre a emissão de uma partícula alfa?
- Veja como isso ocorre na emissão de uma partícula alfa de um átomo de um elemento genérico ( ZA X): A radiação alfa também tem um poder de ionização alto, podendo capturar dois elétrons e se tornar um átomo de hélio: A velocidade das partículas alfa é baixa, sendo inicialmente de 3 000 km/s até 30 000 km/s.
Qual a função da partícula alfa?
- Portanto, a partícula alfa ou “raio alfa’’ é um íon de carga 2+ com dois nêutrons e dois prótons, representado por 4 He 2+. As partículas alfa apresentam grande poder de ionização devido a sua carga. No entanto, seu poder de penetração é inferior ao da partícula beta, dos raios-X e dos raios gama .
Como descobrir as partículas alfa e beta?
- Em 1900, independentemente e quase ao mesmo tempo, o físico neozelandês Ernest Rutherford (1871-1937) e o químico francês Pierre Curie (1859-1906) conseguiram identificar experimentalmente as partículas alfa e beta. Rutherford realizou um experimento que ficou famoso, no qual ele montou uma aparelhagem semelhante à mostrada na ilustração abaixo:
Qual o poder de penetração das partículas alfa?
- Seu poder de penetração é médio, sendo de vezes mais penetrante que as partículas alfa. Estas podem atravessar uma folha de papel, mas são detidas por uma chapa de chumbo de apenas 2 mm ou de alumínio de 2 cm. Quando incidem no corpo humano, podem penetrar até 2 cm.