adplus-dvertising

O que acontece se um resistor queima?

Índice

O que acontece se um resistor queima?

O que acontece se um resistor queima?

Quando a eletricidade é conduzida através de um resistor, gera-se calor que se dissipa pelo ar ao seu redor. ... Sob tensão excessiva, esse componente gera tanto calor que não consegue dissipá-lo rápido o suficiente para evitar que queime.

O que acontece quando um resistor em paralelo queima?

Na associação em paralelo, cada resistor (lâmpada) é independente dos demais, diferentemente da associação em série, em que a queima de um resistor (lâmpada) faz com que o circuito seja interrompido. ... A intensidade total da corrente é dada pela soma das intensidades das correntes elétricas dos resistores.

Como saber se um resistor está com defeito?

Se o valor medido no multímetro for próximo ao valor do resistor, o resistor está ok. – Se o valor medido no multímetro for maior que o valor do resistor, o resistor está aberto, ou com mau contato. – Se o valor medido for menor que o valor do resistor, nada pode ser concluído.

Como saber o valor de um resistor queimado?

Quando quero saber o valor de um resistor torrado (aberto) raspo uma faixa da tinta na lateral dele e vou testando com o multimetro a partir de cada terminal até o ponto aberto. Aí dá para ter uma idéia de um valor aproximado.

O que faz um resistor esquentar?

O motivo pode estar em algum outro componente do circuito com problemas ou mesmo numa tensão excessiva da fonte. Veja se as tensões no circuito estão corretas. Se estiverem corretas e mesmo com o aquecimento do resistor o funcionamento for normal, troque este resistor por um de maior dissipação, 1 ou 2 W, por exemplo.

Como evitar a queima de resistores por efeito joule?

Para que haja dissipação de energia pelo efeito Joule, é necessário que o meio que é atravessado pela corrente elétrica apresente alguma resistência elétrica, que é a capacidade que o material tem de se opor à corrente elétrica.

Como saber que o resistor está em curto?

Se, num circuito elétrico, os terminais de um resistor forem ligados por um fio condutor de resistência elétrica desprezível, a d.d.p nos terminais desse resistor torna-se nula. Nesse caso dizemos que o resistor em questão está em curto-circuito, não sendo atravessado por corrente elétrica.

Como testar um resistor com multímetro?

Ligue os dois fios do multímetro nas duas pontas do resistor. Resistores não possuem polaridade, portanto não importa qual fio você liga em cada ponta. Determine a resistência efetiva do resistor. Leia o resultado mostrado no multímetro.

Qual é a função do resistor?

  • O resistor é um componente elétrico passivo que tem a função primária de limitar o fluxo da corrente elétrica em um circuito. Para facilitar o entendimento, observe o exemplo da água passando por um cano representado na imagem abaixo. Neste caso, o fluxo de água é uma analogia à corrente elétrica que flui em um circuito elétrico.

Será que o resistor está em curto-circuito?

  • Nesse caso dizemos que o resistor em questão está em curto-circuito, não sendo atravessado por corrente elétrica. Havendo curto-circuito, toda corrente elétrica do circuito se desvia pelo condutor de resistência nula. Para todos os efeitos práticos, é como se o resistor não estivesse associado no circuito.

Quais são os resistores variáveis?

  • Já os resistores variáveis são aqueles em que é possível mudar o valor da resistência! A maioria dos resistores variáveis são ajustados por movimentação mecânica, ou seja, você precisa mover o ajuste manualmente. Quando é um divisor de tensão com 3 terminais, eles são chamados de potenciômetros.

Quando o resistor é incapaz de resistir?

  • Nesse ponto, o resistor é incapaz de resistir ao fluxo de corrente forçado pelo excesso de tensão e o componente quebrará. Quando isso acontece, a corrente tipicamente flui pelo resistor queimado sem oposição e, portanto, passa sem ser verificada.

Postagens relacionadas: