Quais os cargos extintos pelo governo federal?
Índice
- Quais os cargos extintos pelo governo federal?
- Quando o servidor pode ser colocado em disponibilidade?
- Sou concursado posso mudar de cargo?
- O que leva a exoneração?
- O que fundamenta a exoneração do servidor público?
- O que é aproveitamento no serviço público?
- Quais as hipóteses de exoneração e extinção de cargos públicos?
- Qual a consequência da extinção de órgãos públicos não estáveis?
- Como fazer o seu processo extinto?
- Como se pode extinguir o órgão público?

Quais os cargos extintos pelo governo federal?
Cargos extintos
- Administrador.
- Bibliotecário-documentalista.
- Engenheiro agrônomo.
- Publicitário.
- Técnico em assuntos educacionais.
- Técnico em contabilidade.
- Técnico em secretariado.
Quando o servidor pode ser colocado em disponibilidade?
Ouça em voz altaPausar10.261/68 - Arts. 2). O servidor estável estará em disponibilidade remunerada até seu adequado aproveitamento em outro cargo quando o cargo ocupado for extinto por lei ou for considerado desnecessário(L. 10.261/68 - Art.
Sou concursado posso mudar de cargo?
Ouça em voz altaPausarServidores só podem ocupar cargos novos com aprovação em concurso. Quando a Administração Pública decide rebatizar cargos, criar novas atribuições e mudar salários, o servidor já em atividade não pode ser transferido para a função mais recente sem passar em concurso público.
O que leva a exoneração?
Ouça em voz altaPausarAs falhas podem ser, por exemplo, em casos de abandono do cargo, faltas injustificadas e outras. Já os crimes estão relacionados à corrupção ativa e passiva, contrabando, prevaricação e outros. Ou seja, se encaixam nos motivos que comentei no tópico anterior e, portanto, podem causar a demissão do funcionário público.
O que fundamenta a exoneração do servidor público?
Ouça em voz altaPausarA exoneração Ela pode ocorrer em duas situações: a pedido do servidor público, que não deseja mais trabalhar num determinado cargo da Administração; por iniciativa e deliberação espontânea da Administração (a chamada exoneração de ofício).
O que é aproveitamento no serviço público?
Ouça em voz altaPausar41, 3º da CF aproveitamento é forma de provimento derivado. Implica no retorno do servidor público que se encontra em situação de disponibilidade (portanto estável) a cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o que ocupava anteriormente, ou seja, antes de ser extinto ou declarado desnecessário.
Quais as hipóteses de exoneração e extinção de cargos públicos?
- Para introduzir o leitor no assunto, julgamos oportuno alertar que o presente artigo não abordará as hipóteses de exoneração e extinção de cargos previstas no art. 169 da Constituição Federal, as quais se destinam ao corte de gastos públicos com funcionalismo para adequação aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Qual a consequência da extinção de órgãos públicos não estáveis?
- Até os dias atuais, existe considerável divergência acerca das consequências da extinção de órgão ou entidade para os servidores públicos não estáveis que deles participam e da extinção de cargos para os seus contemporâneos ocupantes em estágio probatório.
Como fazer o seu processo extinto?
- Caso o seu processo tenha sido julgado extinto, o primeiro passo a se fazer é entrar em contato com seu advogado para que ele explique o motivo da extinção e lhe explique os próximos passos, se haverá o cumprimento da sentença, recurso ou mesmo um novo processo no futuro.
Como se pode extinguir o órgão público?
- Por Decreto não se pode extinguir o órgão, mas se extinguir o cargo, o órgão ficará vagando sem qualquer necessidade de sua existência. De acordo com o art. 4º do Decreto: “Art. 4o Autorizada por lei, a extinção de cargo público far-se-á mediante ato privativo do Presidente da República.”.