Tem que tomar o anticoncepcional na ordem da cartela?
Índice
- Tem que tomar o anticoncepcional na ordem da cartela?
- Porque seguir os dias da cartela do anticoncepcional?
- Pode tomar qualquer comprimido do anticoncepcional?
- É verdade que a cartela de anticoncepcional tem comprimidos diferentes?
- Tem algum problema inverter os dias do anticoncepcional?
- O que acontece se tomar o ciclo 21 fora da ordem?
- Precisa seguir os dias da semana do anticoncepcional?
- Pode tomar a pílula do dia seguinte mesmo tomando anticoncepcional?
- Quem toma anticoncepcional todos os dias?
- Quando se resolve o uso do anticoncepcional?
- Quando pode ser parado o anticoncepcional?
- Qual a maior preocupação com o uso do anticoncepcional?

Tem que tomar o anticoncepcional na ordem da cartela?
Deve-se seguir a ordem da cartela normalmente, sem fazer a pausa de 4 ou 7 dias recomendada. Iniciar a nova cartela no fim de terminar a anterior, podendo não haver menstruação.
Porque seguir os dias da cartela do anticoncepcional?
É imprescindível seguir os horários com cautela para que o efeito não seja diminuído ou comprometido. Em casos de esquecimento, saiba que o comprimido pode ser ingerido em até 12 horas depois da hora certa. Após esse período, a pílula daquele dia não deve mais ser tomada e deve-se seguir com a cartela normalmente.
Pode tomar qualquer comprimido do anticoncepcional?
Depende do anticoncepcional, se for de 21 comprimidos e todos da mesma cor, não há problemas, se for de 24 ou 28 comprimidos com cores diferentes não pode trocar os comprimidos não.
É verdade que a cartela de anticoncepcional tem comprimidos diferentes?
“Eles podem aumentar a metabolização do anticoncepcional e isso faz com que diminua o efeito contraceptivo“, explica o professor. “Sempre que a paciente for usar algum tipo de medicação diferente, é importante que ela consulte o médico que prescreveu para saber se interfere ou não na pílula”, completa Dra. Carolina.
Tem algum problema inverter os dias do anticoncepcional?
O ANTICONCEPCIONAL CICLO 21 TEM TODOS OS COMPRIMIDOS COM MESMA DOSAGEM NÃO TEM PROBLEMAS SE TROCAR OS DIAS, MAS NÃO ESQUEÇA DE TOMAR REGULARMENTE SEM ESQUECIMENTO.
O que acontece se tomar o ciclo 21 fora da ordem?
Ao esquecer de tomar Ciclo 21, o efeito contraceptivo da pílula pode ficar diminuído, principalmente quando mais de um comprimido é esquecido, ou quando o atraso na ingestão do medicamento ultrapassar as 12 horas, havendo o risco de engravidar.
Precisa seguir os dias da semana do anticoncepcional?
Para evitar a gravidez indesejada, deve-se tomar 1 comprimido de anticoncepcional todos os dias até o final da cartela, sempre no mesmo horário.
Pode tomar a pílula do dia seguinte mesmo tomando anticoncepcional?
– Há problemas em tomar a pílula do dia seguinte enquanto está usando anticoncepcional comum? Não. Quando o anticoncepcional é tomado corretamente, não há necessidade de a mulher tomar a pílula do dia seguinte, mesmo tendo relações sexuais sem o uso da camisinha.
Quem toma anticoncepcional todos os dias?
- Quem toma anticoncepcional, todos os dias, sempre no mesmo horário, não tem período fértil e, portanto, não ovula, diminuindo a chance de engravidar, porque, como não há óvulo maduro, este não pode ser fecundado. Isso ocorre tanto nos anticoncepcionais de 21, 24 ou 28 dias, e também no implante anticoncepcional.
Quando se resolve o uso do anticoncepcional?
- Sheila Sedicias. Ginecologista. Quando se resolve parar o uso do anticoncepcional, podem surgir algumas mudanças no corpo, como perda ou ganho de peso, atraso da menstruação, piora das cólicas e sintomas da TPM. O risco de gravidez volta a existir assim que os ovários retornem à sua função normal.
Quando pode ser parado o anticoncepcional?
- O anticoncepcional pode ser parado a qualquer momento, mas, de preferência, quando acabar a cartela, para haver um melhor controle do ciclo.
Qual a maior preocupação com o uso do anticoncepcional?
- Uma das maiores preocupações femininas com relação ao uso do anticoncepcional é sobre os riscos de engravidar caso ocorram atrasos na hora de tomar o comprimido. Atrasos pequenos e eventuais não chegam a cortar o efeito da pílula, a menos que a mulher esteja acostumada a tomar sempre em horários diferentes.