adplus-dvertising

É comum repetir o teste do pezinho?

Índice

É comum repetir o teste do pezinho?

É comum repetir o teste do pezinho?

É importante consultar o pediatra e avaliar se é necessário repetir o exame ou fazer outra sequência mais específica. Falsos positivos são muito comuns, ou seja o exame pode dar alterado inicialmente, e com a investigação mais detalhada, não se confirmar aquela doença.

O que acontece quando da alteração no teste do pezinho?

Se o resultado do teste estiver alterado, a família deve ser convocada para o bebê fazer novos exames que podem confirmar ou excluir a doença para a qual a triagem foi alterada.

Qual a chance do Teste do Pezinho dar errado?

Quer dizer que o teste do pezinho pode falhar? Sim, em mais de 80% dos casos pode ser um falso-positivo; os pais podem ficar tranqüilos até a realização da contra-prova (2º teste do pezinho).

Pode fazer o Teste do Pezinho depois de 2 meses?

O Teste do Pezinho é um exame simples, porém de grande importância para garantir o desenvolvimento saudável da criança. Para a sua maior eficácia, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) alerta que ele deve ser feito entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê.

O que é detectado no teste do pezinho?

O teste ajuda a diagnosticar doenças metabólicas, genéticas e infecciosas capazes de afetar o desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido, mas que não apresentam sintomas detectáveis. Antes do nascimento, o feto está relativamente protegido dos malefícios de uma doença metabólica.

Quando deve ser feito o teste do pezinho?

  • O teste do pezinho deve ser feito, preferencialmente, entre o 3º e o 5º dias de vida. Se, por algum motivo especial, o exame não puder ser realizado neste período, deve ser feito em até 30 dias após o nascimento, pois esta é a única maneira de descobrir estas doenças a tempo de tratá-las e impedir o aparecimento dessas complicações.

Quais doenças detecta o teste do pezinho?

  • Quais Doenças o Teste do Pezinho Identifica? O intuito do teste do pezinho é detectar doenças graves, para que estas sejam devidamente tratadas em estágio inicial. Algumas das doenças detectáveis pelo teste do pezinho: A galactosemia é uma doença que causa dificuldade para o organismo metabolizar um dos açúcares do leite, a galactose.

Por que o teste do pezinho é indolor?

  • O furo do teste do pezinho é praticamente indolor. Entretanto, é normal que o bebê chore, por ser uma sensação nova para ele. O calcanhar é uma região cheia de vasos sanguíneos, facilitando coleta do sangue e diminuindo a dor. Uma alternativa ao exame é o teste no braço, pois é tão eficiente quanto o teste do pezinho, porém ainda menos dolorido.

Quais são as principais doenças do pezinho?

  • O teste do pezinho promove o diagnóstico de diversas doenças, no entanto as principais são hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, anemia falciforme e fibrose cística, já que podem trazer complicações para o bebê ainda no primeiro ano de vida caso não sejam identificados e tratadas.

Postagens relacionadas: