O que acontece se eu perder minha carteira de trabalho?
Índice
- O que acontece se eu perder minha carteira de trabalho?
- Como puxar meus registros da carteira de trabalho?
- Quem perdeu a carteira de trabalho pode se aposentar?
- Tem que pagar para tirar a segunda via da carteira de trabalho?
- Como tirar segunda via da carteira de trabalho perdida?
- Como requerer a aposentadoria sem a carteira de trabalho?
- O que substitui carteira de trabalho?
- Quais informações sobre a carteira de trabalho?
- Como cuidar da sua carteira de trabalho?
- Como emitir uma nova carteira de trabalho?
- Por que a danificação da carteira de trabalho?

O que acontece se eu perder minha carteira de trabalho?
Faça o boletim de ocorrência da perda ou roubo Você deverá informar onde e como perdeu o documento. Outra opção é fazer o boletim de ocorrência online. Para isso, acesse "Delegacia online + nome do seu estado" no seu navegador. Assim que aprovado, o comprovante será enviado no seu e-mail cadastrado.
Como puxar meus registros da carteira de trabalho?
Para resgatar o número e os registros da CTPS perdida, é preciso levar, no momento de pedir a 2ª via, seu RG e um comprovante de residência, comprovantes de seus trabalhos anteriores, que podem ser: extrato do FGTS original (que tem o número da carteira), homologação dos antigos empregos e comprovantes de seguro ...
Quem perdeu a carteira de trabalho pode se aposentar?
Isso prejudica meu pedido de aposentadoria? A CTPS é o documento oficial e melhor meio de comprovação dos vínculos trabalhistas, mas a perda ou extravio do documento não deve ser motivo para desespero do trabalhador na hora de pedir o benefício no INSS.
Tem que pagar para tirar a segunda via da carteira de trabalho?
É preciso pagar para tirar carteira de trabalho? Não, a emissão da carteira de trabalho é gratuita, tanto a digital quanto a em papel.
Como tirar segunda via da carteira de trabalho perdida?
Após perder a CTPS, é possível solicitar a 2ª via em um posto do Ministério do Trabalho da sua cidade, levando o Boletim de Ocorrência como prova da perda. Todavia, após a emissão do novo documento, você precisará entrar em contato com as empresas em que trabalhou para que elas possam assinar novamente a carteira.
Como requerer a aposentadoria sem a carteira de trabalho?
Em regra, os documentos que devem ser solicitados da empresa para suprir a falta da carteira de trabalho são:
- Cópia autenticada da ficha de registro de empregados;
- Declaração assinada e carimbada pela empresa com a data de início e fim do vínculo empregatício, bem como com a função que o trabalhador exercia;
O que substitui carteira de trabalho?
O PIS é um número gerado pela Caixa Econômica Federal, informamos que é do empregador a responsabilidade de geração o PIS para o cidadão que nunca teve um registro de trabalho, a solicitação deverá ser realizada pelo empregador por meio do sistema Conectividade Social da CEF .
Quais informações sobre a carteira de trabalho?
- Outras informações sobre Carteira de Trabalho podem ser obtidas no site do ministério. Na expedição da primeira via do documento, o Ministério do Trabalho fará também o cadastramento do trabalhador no PIS/PASEP.
Como cuidar da sua carteira de trabalho?
- Procure cuidar bem da sua carteira de trabalho! Além de conter todo seu histórico profissional, preenchendo-a corretamente você tem direto a abono salarial, seguro-desemprego, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre outros benefícios. Veja também! Conheça a seção Seus Direitos da Konkero, com dezenas de dicas úteis para você.
Como emitir uma nova carteira de trabalho?
- Compartilhe:WhatsAppFacebookLinkedIn O primeiro passo é emitir uma nova carteira de trabalho. Confira o processo completo! Quem perde a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) precisa emitir uma nova carteira e recuperar os registros trabalhistas que constavam no documento. Para isso, é preciso reunir a documentação exigida.
Por que a danificação da carteira de trabalho?
- Neste caso, o trabalhador deverá apresentar, além da foto e do documento de identificação, a carteira de trabalho anterior. A danificação, por sua vez, é caracterizada pela falta de fotografia, rasura, ausência de página ou qualquer situação que impossibilite a utilização normal da carteira.