Qual o tempo de recuperação para retirada de um rim?
Índice

Qual o tempo de recuperação para retirada de um rim?
O paciente recebe alta hospitalar de 24 a 48 horas após o procedimento e é liberado para caminhar e se alimentar desde o pós-operatório imediato. Atividade físicas como academia e corrida, estão liberadas a partir do 30 PO quando a cirurgia for laparoscópica ou robótica.
Como é a retirada de um rim?
O cirurgião faz uma incisão no lado do abdômen em que o rim será abordado (área do flanco ). Uma costela pode precisar ser removida para realizar o procedimento. O ureter (tubo que transporta a urina do rim para a bexiga ) e os vasos sanguíneos são seccionados do rim e o rim é removido.
Como se chama a cirurgia de retirada de rim?
Os tipos de cirurgia renal são: Nefrectomia radical. Na nefrectomia radical são removidos o rim, a glândula adrenal e o tecido adiposo ao redor do rim. A maioria das pessoas vive normalmente com apenas um rim.
Por que as pessoas têm apenas um rim?
- As pessoas que têm apenas um rim podem ter uma vida normal e ser igualmente saudáveis como aquelas que têm dois rins, mas para isso é importante ter alguns cuidados: Evitar desportos violentos, como karatê, rúgbi ou futebol, por exemplo que podem causar lesões no rim;
Quais são os instrumentos para a retirada do rim?
- Nessa cirurgia são feitas várias incisões, por onde são inseridos instrumentos especiais para auxiliar na retirada do rim durante o procedimento. Um desses instrumentos tem um laparoscópio com uma câmara de vídeo na extremidade, que permite a visualização do interior do abdome.
Quanto maior é o tamanho de um rim?
- Isso porque ele naturalmente aumenta de tamanho para assumir a função daquele que foi removido. O rim normal mede de 9 cm a 12 cm, em média. Em uma pessoa que por algum motivo precisou retirar um deles, o outro pode alcançar até 15 cm devido a esse crescimento compensatório. A função renal pode chegar a 80% com um rim único.
Qual a faixa de normalidade do rim remanescente?
- A retirada aguda de um deles faz com que essa função caia para 50%. No entanto, passados três meses da doação, o rim remanescente atinge de 70% a 80% da função, o que já é suficiente para atingir a faixa de normalidade. Aliás, é tão normal que cinco dias depois da cirurgia o doador recebe alta definitiva.