O que acontece se o termômetro quebra?

O que acontece se o termômetro quebra?
Seja por inalação ou contato direto, o mercúrio eliminado por um termômetro quebrado ou aparelho de pressão pode causar febre, náuseas e dores de cabeça. Uma exposição prolongada ao metal pode comprometer rins, fígado, pulmão e cérebro. Em caso de quebra de um termômetro, isole o local, feche janelas e portas.
Como limpar mercúrio de termômetro do chão?
Com um papelão, junte todo o mercúrio e coloque a substância e os pedaços do termômetro em um saco plástico, vedando-o adequadamente (use fita adesiva, se necessário). Para limpar o chão, utilize pano úmido e água sanitária, lembrando-se de descartar o pano, a luva e o saco plástico após a limpeza.
O que acontece se uma pessoa engolir mercúrio de termômetro?
Os sais inorgânicos de mercúrio são cáusticos, e uma ingestão aguda produz uma grave gastrenterite hemorrágica com dor abdominal, muitas vezes associada a sabor metálico. Os pacientes podem apresentar sensação de queimação na boca, lesões dentárias e salivação excessiva.
O que neutraliza o mercúrio?
Consumir chlorella, uma alga que elimina o mercúrio através do intestino; Aumentar o consumo de selênio, zinco e magnésio, pois ajudam a fortalecer o organismo contra o mercúrio.
Pode pegar mercúrio com a mão?
Nunca! O Cody Reeder, do canal Cody's Lab, fez uma demonstração sobre qual é a sensação e o que acontece quando se coloca a mão diretamente dentro de mercúrio metálico líquido.
Porque não pode tocar em mercúrio?
O mercúrio é bastante volátil e facilmente absorvido pela pele. Assim tocar nele, como acontecia quando se brincava, era grave. Por outro lado, se não for devidamente eliminado e ficar, por exemplo, em frinchas no chão, vai vaporizando e sendo inalado por quem vive no local.