O que fazer quando se quebra a clavícula?
Índice
- O que fazer quando se quebra a clavícula?
- Quais os sintomas de uma clavícula quebrada?
- Como tratar fratura de escapula?
- Onde a clavícula comumente sofre fratura?
- Qual a parte da clavícula que tem maior suscetibilidade de sofrer fratura?
- Por que você quebra sua clavícula?
- Por que a clavícula quebrada pode acontecer?
- Qual a localização da clavícula no peito?
- Por que a clavícula tem duas articulações?

O que fazer quando se quebra a clavícula?
O tratamento para a clavícula quebrada, geralmente, é feito com a imobilização do braço com uma tipoia imobilizadora, para permitir que a clavícula se mantenha no local correto, acelerando a cicatrização do osso.
Quais os sintomas de uma clavícula quebrada?
Quais são os sintomas de uma clavícula fraturada?
- Dor e inchaço na região da clavícula e do ombro.
- Você sente como se a clavícula estivesse se movendo.
- Uma protuberância na pele no local onde o osso está quebrado por baixo.
Como tratar fratura de escapula?
O que fazer: a maioria das fraturas de escápula são tratadas através do uso de medicamentos para aliviar a dor, fisioterapia e imobilização com tipoia e talas, entretanto, em casos mais graves, pode ser recomendada cirurgia.
Onde a clavícula comumente sofre fratura?
Muito comum em atletas, sobretudo ciclistas e praticantes de triatlo, a fratura da clavícula atinge o osso superior do peito. Ele está localizado entre o esterno (tórax) e a escápula (ombro). Mesmo sendo uma lesão comum, o paciente sofre com dores intensas, principalmente durante os movimentos do braço afetado.
Qual a parte da clavícula que tem maior suscetibilidade de sofrer fratura?
As fraturas da clavícula são estatisticamente mais frequentes do lado esquerdo e ocorrem mais no terço médio da clavícula esquerda (81%), seguido pelos terços lateral (17%) e medial (2%).
Por que você quebra sua clavícula?
- Pois é, quando você quebra sua clavícula, geralmente vai sair do hospital com alguns calmantes para a dor e advertido de que NÃO pode mover o braço para que solde bem. No mais depende de você. Eu já tive nessa, sei de algumas lições que poderam te ajudar se alguma vez estiver na mesma situação.
Por que a clavícula quebrada pode acontecer?
- A clavícula quebrada pode acontecer principalmente em acidentes de carro ou quedas sobre o ombro, além de também poder ser consequência de pancadas na região ou ser decorrente da prática de algum esporte de contato, por exemplo.
Qual a localização da clavícula no peito?
- Mas por sua localização, a clavícula, na parte de cima do peito e muito perto do ombro é praticamente impossível que tenham que dispor de um gesso para imobilizar o peito todo e o ombro; e a operação não é necessária a menos que a clavícula tenha se partido em vários fragmentos ou esteja afetando nervos ou artérias.
Por que a clavícula tem duas articulações?
- A clavícula tem duas articulações, uma com o esterno, formando a articulação esternoclavicular. E outra com o acrômio, formando a articulação acromioclavicular. Outra lesão muito comum nas atividades esportivas quando o paciente cai sobre o ombro é a luxação acromioclavicular.