O que é rastreamento em saúde?
Índice
- O que é rastreamento em saúde?
- Como descobrir o câncer de mama mais cedo?
- Como deve ser feito o rastreamento da hipertensão?
- Qual o objetivo do rastreamento?
- Qual a função do técnico de enfermagem em relação ao câncer de mama?
- O que é o rastreamento de doenças?
- Como fazer o rastreamento da pressão arterial?
- Posso ter um ovário maior que o outro?
- Quem produz os ovários?
- Qual a causa do aumento dos ovários?
- Quem são os ovários da mulher?

O que é rastreamento em saúde?
Em linhas gerais, rastrear uma doença significa aplicar exames ou testes em pessoas saudáveis dentro de uma determinada população. Para as operadoras de saúde, isso implica em garantir que o processo traga benefícios relevantes diante dos riscos decorrentes de falsos positivos ou negativos.
Como descobrir o câncer de mama mais cedo?
O câncer de mama também pode apresentar vários sinais e sintomas, como:
- Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo).
- Nódulo único endurecido.
- Irritação ou abaulamento de uma parte da mama.
- Dor na mama ou mamilo.
- Inversão do mamilo.
- Eritema (vermelhidão) na pele.
- Edema (inchaço) da pele.
Como deve ser feito o rastreamento da hipertensão?
Para fazer o rastreamento da Hipertensão Arterial Sistêmica você deverá possuir um aparelho digital validado para medir a pressão arterial (braço). A Portaria do INMETRO deve ser seguida: é necessário verificar a calibração de 6 em 6 meses nos laboratórios indicados pelo INMETRO.
Qual o objetivo do rastreamento?
identificação e controle de riscos, tendo como objetivo final reduzir a morbidade e mortalidade da doença, agravo ou risco rastreado (GATES, 2001). O rastreamento viabiliza a identificação de indivíduos que têm a doença, mas que ainda não apresentam sintomas.
Qual a função do técnico de enfermagem em relação ao câncer de mama?
A enfermagem, assim como toda equipe de saúde, possui um papel essencial no tratamento do câncer de mama, sendo de extrema importância alguns cuidados, dentre os quais podemos citar: o esclarecimento ao paciente sobre a doença e suas opções de tratamento, a promoção do auto-cuidado, o apoio emocional, o alívio da dor, ...
O que é o rastreamento de doenças?
O exame de indivíduos assintomáticos para a identificação presuntiva de doença não reconhecida anteriormente é denominado rastreamento (screening). Por meio de exames clínicos ou laboratoriais, em geral de realização rápida, os indivíduos são classificados em suspeitos ou não de ter determinada doença.
Como fazer o rastreamento da pressão arterial?
Para fazer o rastreamento da Hipertensão Arterial Sistêmica você deverá possuir um aparelho digital validado para medir a pressão arterial (braço). A Portaria do INMETRO deve ser seguida: é necessário verificar a calibração de 6 em 6 meses nos laboratórios indicados pelo INMETRO.
Posso ter um ovário maior que o outro?
- Ter um ovário maior que o outro é normal, pois os ovários dificilmente têm o mesmo tamanho e pequenas diferenças são muito comuns. No entanto, se um dos ovários for muito maior que o outro, é preciso investigar a causa, pois pode ser sinal de várias situações desde cistos, tumores benignos a tumores malignos (câncer de ovário).
Quem produz os ovários?
- Os ovários produzem os hormônios femininos e os óvulos, ou seja, os ingredientes que garantem a maternidade e o perpetuar da nossa espécie. Só que, da mesma forma que seu bom funcionamento tem uma tremenda repercussão, se eles viram alvo de um câncer o estrago é enorme.
Qual a causa do aumento dos ovários?
- No entanto, se um dos ovários for muito maior que o outro, é preciso investigar a causa, pois pode ser sinal de várias situações desde cistos, tumores benignos a tumores malignos (câncer de ovário). Na síndrome dos ovários policísticos, além dos ovários aumentados, a mulher poderá apresentar também os seguintes sintomas:
Quem são os ovários da mulher?
- Os ovários da mulher são responsáveis pela liberação do óvulo. A cada mês o ovário de um lado libera um óvulo que, ao ser fecundado, forma o zigoto resultando em gravidez ao ser implantado no útero. Todos os óvulos da mulher são previamente formados no período da vida intra-útero.