Como fazer um pedido de busca e apreensão?
Índice

Como fazer um pedido de busca e apreensão?
O mandado de busca e apreensão deve ser cumprido por um oficial de justiça, que deverá localizar e tomar o veículo. Atente-se, pois o oficial de justiça deverá apresentar, além do mandado de busca e apreensão, uma cópia da petição inicial. Se você chegou nessa situação, saiba que ainda não está tudo perdido!
O que alegar na contestação de busca e apreensão?
Em ação de busca e apreensão, é cabível a discussão acerca da legalidade das cláusulas contratuais como matéria de defesa. 3. Evidenciada a abusividade de encargos contratuais questionados e afastada a mora do devedor fiduciante, impõe-se a manutenção da improcedência do pedido de busca e apreensão.
Será que o consumidor sofreu a apreensão de seu veículo?
- Posto isso, é evidente que no caso do consumidor sofrer a apreensão de seu veículo em razão de ação de busca apreensão, não significa automaticamente que perdeu todo o investimento feito mais o bem adquirido, sendo que em muitas hipóteses, com o cálculo correto do valor da dívida remanescente é possível se apurar saldo em favor a parte devedora.
Qual a causa da falta de pagamento em um veículo?
- Falta de planejamento, cobranças excessivas ou até mesmo a pandemia atual são causas da dificuldade em manter os pagamentos em dia. O problema é que a falta de pagamento pode resultar na busca e apreensão do veículo. Assim, o veículo que antes era um sonho vira um pesadelo.
Como adquirir um veículo automotor?
- O veículo automotor passou de um artigo de luxo para um bem necessário no dia a dia das pessoas. Ir ao trabalho ou levar os filhos à escola é muito mais fácil se você não depende de transporte público. Por razões como essa, adquirir um veículo está nos planos de muitas pessoas. Uma das formas encontradas para isso é o financiamento veicular.
Qual a modalidade mais utilizada para aquisição de veículos?
- Cumpre destacar que as modalidades de contrato mais utilizadas no Brasil para aquisição de veículos é a alienação judiciária em garantia e o arrendamento mercantil, sendo que neste segundo além do já acima destacado tem direito o consumidor a devolução do VRG (Valor Residual Garantido) já pago, no entanto, isso é tema para outro artigo.