Quando a vítima quebra a medida protetiva?
Índice
- Quando a vítima quebra a medida protetiva?
- O que fazer quando a vítima descumpre medida protetiva?
- Tem como derrubar medida protetiva?
- Como comunicar descumprimento de medida protetiva?
- Quem emite a medida protetiva?
- Como funcionam as medidas protetivas?
- Será que as medidas protetivas devem ser cumpridas?
- Qual a revogação das medidas protetivas?
- Como são concedidas as medidas protetivas?
- Por que a mulher deve revogar a medida protetiva?

Quando a vítima quebra a medida protetiva?
O artigo 24-A da Lei 11340/06, inserido no ordenamento jurídico pela Lei 13.641/2018, tipifica a conduta de descumprir decisão judicial que defere as medidas protetivas, prevendo pena de três meses a dois anos de detenção.
O que fazer quando a vítima descumpre medida protetiva?
Caso você seja a vítima e teve violada sua medida protetiva, deve procurar imediatamente a delegacia e informar o ocorrido. Caso seja o agressor, e descumpriu alguma medida protetiva de urgência e foi acionado por isso, tente resolver da melhor forma possível. Em todo caso, consulte sempre um advogado.
Tem como derrubar medida protetiva?
O primeiro passo é a contratação de um advogado, que irá apresentar um pedido formal de revogação (defesa). Caso seja negado o pedido, caberá um recurso chamado "Recurso em Sentido Estrito" e, se não obtiver êxito, Habeas Corpus. Estas são as únicas maneiras jurídicas de questionar a concessão de uma medida protetiva.
Como comunicar descumprimento de medida protetiva?
O aviso pode ser feito na delegacia, na vara especializada, na Defensoria Pública, ou mesmo pelos telefones de denúncia (180) ou da polícia (190).
Quem emite a medida protetiva?
Por se tratar de medida de urgência a vítima pode solicitar a medida por meio da autoridade policial, ou do Ministério Público, que vai encaminhar o pedido ao juiz. A lei prevê que a autoridade judicial deverá decidir o pedido no prazo de 48 horas.
Como funcionam as medidas protetivas?
A medida protetiva funciona como uma proteção legal à mulher que se encontra em situação de violência doméstica ou familiar. Essa proteção é concedida quando há um pedido de medida protetiva, do qual podem ser extraídas diferentes condutas que visem à segurança da mulher.
Será que as medidas protetivas devem ser cumpridas?
- Contudo, o colegiado esclareceu que mesmo com consentimento da vítima — fato que não foi comprovado nos autos — as medidas protetivas devem ser cumpridas e sua revogação depende de nova decisão judicial.
Qual a revogação das medidas protetivas?
- Mesmo que haja consentimento da vítima para visita, as medidas protetivas devem ser cumpridas e sua revogação depende de nova decisão judicial.
Como são concedidas as medidas protetivas?
- As medidas protetivas são concedidas pelo juiz, a pedido do Ministério Público ou da própria mulher que se perceba em perigo (artigo 19). Podem ser concedidas imediatamente, assim como podem ser expedidas em qualquer outro momento, durante o curso de um processo.
Por que a mulher deve revogar a medida protetiva?
- Perdão – Se a mulher quiser revogar a medida protetiva e voltar a morar com o infrator, o juiz deve verificar se isso não está sendo proposto de maneira impositiva (forçada) pelo homem. Da mesma forma, se perceber que a mulher poderá ficar desprotegida sem as medidas protetivas, pode tomar outras medidas necessárias ao acompanhamento.