O que acontece quando o útero sai para fora?

O que acontece quando o útero sai para fora?
O prolapso uterino acontece quando os músculos responsáveis pela sustentação do útero enfraquecem, fazendo com que o útero desça. Essa situação é mais comum em mulheres mais velhas, no entanto pode acontecer em mulheres que já tiveram vários partos normais, durante a gravidez ou antes da menopausa, por exemplo.
Por que o útero é baixo?
- Quando o útero é baixo, ele se apresenta mais próximo à entrada da vagina, enquanto quando ele é alto, se apresenta distante. Isso pode ocorrer por alguns motivos: Prolapso uterino: ocorre quando os músculos que sustentam o útero se tornam flácidos e o órgão desce tanto que, em casos graves, chega a atingir o exterior da vagina.
Como pode ser feita a cirurgia do útero?
- De acordo com a indicação do médico, a cirurgia pode ser feita com o objetivo de: Reparar o útero: nestes casos o cirurgião repõe o útero no seu local, mantendo-o dentro da vagina através de um aparelho chamado pessário e, procede à colocação de próteses, chamadas redes, que mantém o o útero na sua posição;
Qual o formato do útero?
- O útero é oco e, morfologicamente, possui o formato similar ao de uma pera. É formado pelas seguintes partes: Parte estreita que se abre na vagina: colo uterino ou cérvix. O útero está localizado entre a bexiga e o reto, e mantêm-se no lugar devido a diversos ligamentos que o fixam aos demais órgãos e à cavidade pélvica.
Quando ocorre a retirada do útero?
- Retirada do útero: nesta cirurgia ocorre a retirada parcial ou total do útero e, geralmente é feita em mulheres na menopausa, ou quando o prolapso é muito grave. A histerectomia é eficaz na cura do prolapso uterino, porém poderá desencadear menopausa imediata se os ovários também forem retirados.