O que acontece quando um átomo ganha ou perde elétrons?
Índice
- O que acontece quando um átomo ganha ou perde elétrons?
- Por que os átomos que perdem elétrons ficam com carga positiva explique?
- O que são íons positivos e negativos?
- O que significam os termos ganho e perda de elétrons dos átomos?
- O que acontece quando um átomo perde 2 elétrons?
- É verdade que um átomo pode se tornar eletricamente negativo quando ganha elétrons?
- Quando é que um átomo fica carregado positivamente?
- Qual é a diferença de íon positivo de íon negativo?
- Qual a energia necessária para remover electrões de um átomo?
- Qual o número de prótons em um átomo?
- Será que o átomo possui um corpo negativo?
- Por que o elétron foi descoberto?

O que acontece quando um átomo ganha ou perde elétrons?
Se o átomo ganhar elétrons, ele torna-se um ânion, ficando com carga negativa. Por outro lado, se o átomo perder elétrons, ele fica com carga positiva e é chamado de cátion.
Por que os átomos que perdem elétrons ficam com carga positiva explique?
Antes de perder elétron o átomo era neutro ,ou seja , tinha mesmo número de partículas positiva e negativa. Assim ,ao perder elétron fica com mais prótons , por isso acaba virando um cátion ,ficando carregado positivamente .
O que são íons positivos e negativos?
O íon é um espécie química carregada eletricamente, resultado de um átomo que perdeu elétrons (cátion ou íon positivo) ou ganhou elétrons (ânion ou íon negativo) durante uma reação química.
O que significam os termos ganho e perda de elétrons dos átomos?
A perda e o ganho de elétrons influenciam de forma direta o tamanho de um átomo da seguinte forma: Cátion (perda de elétron): a perda de um ou mais elétrons faz com que o número de prótons no núcleo fique maior do que o número de elétrons.
O que acontece quando um átomo perde 2 elétrons?
Cátion (íon positivo): átomo que perde elétrons e adquire carga positiva. Exemplos: Mg+2, Pb+4. O átomo de Flúor (F) se encontrava eletricamente neutro, mas como ganhou 1 elétron passou a se apresentar como um Ânion. O átomo de Cálcio (Ca) perdeu 2 elétrons e passou a ser um cátion.
É verdade que um átomo pode se tornar eletricamente negativo quando ganha elétrons?
Falsa. Um cátion PERDE elétrons e fica positivo.
Quando é que um átomo fica carregado positivamente?
Íon é o átomo, ou grupo de átomos, carregados eletricamente. a) Quando um átomo ganha elétron(s), fica carregado negativamente e recebe o nome de ânion, ou íon negativo. b) Quando um átomo perde elétron(s), fica carregado positivamente e recebe o nome de cátion, ou íon positivos.
Qual é a diferença de íon positivo de íon negativo?
Resumindo: Íons são átomos que perdem ou ganham elétrons durante reações, eles se classificam em ânions e cátions: Ânion (íon negativo): átomo que recebe elétrons e fica carregado negativamente. Exemplos: F-1, O-2. Cátion (íon positivo): átomo que perde elétrons e adquire carga positiva.
Qual a energia necessária para remover electrões de um átomo?
- A energia necessária para remover electrões de um átomo é chamada energia de ionização, ou potencial de ionização. Estes termos são também usados para descrever a ionização de moléculas e sólidos, mas os valores não são constantes, porque a ionização pode ser afectada pela química, geometria e temperatura locais.
Qual o número de prótons em um átomo?
- Em um átomo, o número de prótons é igual ao número de elétrons, sendo o átomo eletricamente neutro. Quando ele perde um elétron, há uma diferença entre o número de prótons e elétrons, nesse caso ele perdeu um elétron, então está com um próton a mais em relação ao número de elétrons, portanto sua carga fica positiva.
Será que o átomo possui um corpo negativo?
- Se o átomo possui um núcleo positivo, é de se esperar que ele consiga atrair corpos negativos (no caso, elétrons) mas, se ele possui uma eletrosfera - que é negativa - podemos supor também que a maior distância a que o núcleo pode chegar de um corpo negativo é o tamanho do raio da eletrosfera, devido à força de repulsão que começa a aparecer.
Por que o elétron foi descoberto?
- J. Thomson (1856-1940) provou que o átomo era divisível. O elétron foi a primeira partícula atômica a ser descoberta, o que aconteceu em 1887 quando estudava os raios catódicos. Por esse motivo, o físico inglês ficou conhecido como o “pai do elétron”. Agora que você já sabe tudo sobre o elétron, conheça também: próton e nêutron.