Por que a contação de história faz parte da construção da identidade e da afetividade?
Índice
- Por que a contação de história faz parte da construção da identidade e da afetividade?
- Qual a importância das histórias contadas pelas pessoas mais velhas?
- Qual a importância de se contar histórias para crianças?
- Qual a importância de ouvir e contar histórias?
- Como a arte de contar histórias evoluiu?
- Qual a intenção de contar histórias?
- Qual a importância da arte na sociedade?
- Como a arte pode ser representada?

Por que a contação de história faz parte da construção da identidade e da afetividade?
A contação de histórias na educação infantil desperta a curiosidade, estimula a imaginação, desenvolve a autonomia e o pensamento, proporciona vivenciar diversas emoções como medo e angústias, ajudando a criança a resolver seus conflitos emocionais próprios, aliviando sobrecargas emocionais.
Qual a importância das histórias contadas pelas pessoas mais velhas?
É também contando e ouvindo histórias que resgatamos nossas memórias culturais e afetivas, fundamentais para descobrir quem somos e como lidamos com os outros. Diz-se muito que as pessoas que desenvolvem bem a habilidade de ouvir se tornam pessoas mais capazes de lidar com as diferentes questões do cotidiano.
Qual a importância de se contar histórias para crianças?
As crianças podem associar as histórias que leem ou escutam com situações que elas vivem, o que ajuda no desenvolvimento de formas de lidar com dificuldades, sentimentos e emoções. Além disso, é um estímulo à memória, já que relembram experiências que viveram ou que escutaram seus parentes contarem, por exemplo.
Qual a importância de ouvir e contar histórias?
Mais que uma linguagem prazerosa e educativa, a ação de contar e ouvir histórias possibilita o resgate da memória cultural e afetiva. ... O ato de contar uma história, além de atividade lúdica, amplia a imaginação e ajuda a criança a organizar sua fala, através da coerência e da realidade.
Como a arte de contar histórias evoluiu?
- Ao longo do tempo, a arte de contar de histórias ganhou recursos para além da oralidade: palco, figurino, música e outros elementos enriquecem a narrativa, envolvendo narrador e espectador numa experiência sensorial. Com os avanços tecnológicos, aumentou o leque de possibilidades.
Qual a intenção de contar histórias?
- É importante refletir sobre a história escolhida e a maneira como será contada, considerando maturidade, interesses e preferências literárias do espectador, bem como o contexto. Machado (2004) destaca que a intenção é o que move e dá sentido à experiência de contar histórias. Uma vez um poeta persa chegou à corte de um rei na Turquia.
Qual a importância da arte na sociedade?
- Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade, haja vista que algumas representações da arte são indispensáveis para muitas pessoas nos dias atuais, como, por exemplo, a música, que é capaz de nos deixar felizes quando estamos tristes.
Como a arte pode ser representada?
- A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras. Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade, haja vista que algumas representações da arte são indispensáveis para muitas pessoas nos dias ...