O que vem a ser uma fratura exposta?
Índice
- O que vem a ser uma fratura exposta?
- O que se deve fazer quando há uma fratura exposta?
- O que não fazer no caso de fraturas do tipo exposta?
- Como saber se a fratura é exposta?
- Como agir em casos de fraturas expostas?
- Qual a principal complicação de uma fratura exposta?
- Por que a fratura exposta é perigosa?
- Como evitar a fratura exposta?
- Como ocorrem as fraturas?

O que vem a ser uma fratura exposta?
Fratura exposta é toda aquela em que ocorre comunicação do seu foco com o meio externo contaminado com germes. Não é necessariamente exposição para o exterior mas, também, para cavidades contaminadas, como a boca, o tubo digestivo, vias aéreas, vagina e ânus.
O que se deve fazer quando há uma fratura exposta?
- Em caso de fratura exposta, deve-se cobrir o ferimento, de preferência com gaze esterilizada ou um pano limpo. Se houver um sangramento muito intenso, é necessário fazer compressão acima da região fraturada para tentar impedir a saída do sangue.
O que não fazer no caso de fraturas do tipo exposta?
O que não fazer de jeito nenhum em casos de fratura exposta
- Não dê água ou outros alimentos para a pessoa comer e beber, pois em casos cirúrgicos, o ideal é que a vítima esteja em jejum. ...
- Não manipule a lesão.
- Não coloque nada em cima do ferimento, como pomadas ou soro.
Como saber se a fratura é exposta?
Principais sintomas de fratura
- Dor intensa;
- Inchaço do local fraturado;
- Deformidade do local;
- Incapacidade total ou parcial de mexer o membro fraturado;
- Presença de hematomas;
- Presença de ferimentos no local da fratura;
- Diferença de temperatura entre o local fraturado e o sem fratura;
- Dormência e formigamento da área;
Como agir em casos de fraturas expostas?
Em caso de fratura exposta, deve-se cobrir o ferimento, de preferência com gaze esterilizada ou um pano limpo. Se houver um sangramento muito intenso, é necessário fazer compressão acima da região fraturada para tentar impedir a saída do sangue.
Qual a principal complicação de uma fratura exposta?
- A principal complicação de uma fratura exposta é a osteomielite, que consiste na infecção do osso por vírus e bactérias que podem entrar pela ferida. Este tipo de infecção, quando não é tratada de forma adequada pode continuar evoluindo até afetar todo o osso, podendo ser necessário fazer amputação do osso.
Por que a fratura exposta é perigosa?
- Por existir maior possibilidade de infecção, a fratura exposta é considerada mais perigosa que a fratura fechada. As fraturas geralmente ocorrem em virtude de algum impacto, queda ou esmagamento, sendo essa última normalmente associada à lesão de tecidos moles.
Como evitar a fratura exposta?
- Essa ação, além de evitar uma piora no quadro, ajuda a diminuir a dor. Em caso de fratura exposta, é fundamental que o local seja coberto com um pano limpo e o paciente seja levado imediatamente para o hospital. Nesse tipo de lesão, o risco de contaminação é muito grande, por isso, são necessários cuidados adicionais.
Como ocorrem as fraturas?
- As fraturas geralmente ocorrem em virtude de algum impacto, queda ou esmagamento, sendo essa última normalmente associada à lesão de tecidos moles. Esses traumas não precisam ocorrer de forma violenta para que a lesão aconteça, pois pequenos tombos, por exemplo, podem gerar fraturas.