Como o fiador pode sair de um contrato?
Como o fiador pode sair de um contrato?
De acordo com o artigo 835 do Código Civil: Art. 835. O fiador poderá exonerar-se da fiança que tiver assinado sem limitação de tempo, sempre que lhe convier, ficando obrigado por todos os efeitos da fiança, durante sessenta dias após a notificação do credor.
Qual o direito do fiador de imóvel?
- Desta forma, o fiador acaba por se sentir algo pressionado em renunciar a este direito sob pena de o contrato de empréstimo não vir a ser concretizado. Outro direito do fiador de imóvel é a sub-rogação nos direitos do credor.
Será que o proprietário do imóvel exigirá um fiador?
- Em um contrato de aluguel, portanto, o proprietário do imóvel exigirá um fiador, não um avalista e, até a entrega das chaves, será ele a segurança financeira da locação do imóvel. Essa entrega das chaves, no entanto, tem gerado muita discussão nos tribunais, sobretudo nas execuções contra fiadores em contratos prorrogados, sem a anuência destes.
Qual o papel do fiador de imóvel?
- O fiador de imóvel tem o dever de cobrir todas as dívidas e, caso não tenha disponibilidade financeira para o fazer, o seu património será penhorado. Aceitar ser fiador representa uma grande obrigação porque está a assumir todas as responsabilidades de um crédito que, no fundo, não é seu.
Quem pode ser fiador?
- Esse direito é conhecido como benefício de ordem, que na prática garante que o proprietário só seja responsabilizado após os bens do inquilino serem utilizados para quitar a dívida. Quem pode ser fiador? Para garantir a segurança do acordo, é exigida uma série de requisitos do abonador, a começar pela necessidade de ter um imóvel em seu nome.















