adplus-dvertising

Quando o Copom aumenta a taxa de juros?

Índice

Quando o Copom aumenta a taxa de juros?

Quando o Copom aumenta a taxa de juros?

A decisão do Copom é motivada pela alta da inflação. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país – registra alta de 3,77% no acumulado do ano até junho e 8,35% nos últimos 12 meses, segundo dados do IBGE.

Como a taxa de juros afeta a economia?

Quando a taxa básica de juros sobe, ela pressiona para cima o preço de serviços financeiros como financiamentos, empréstimos bancários, taxa do cartão, entre outras modalidades de crédito. Por outro lado, os investimentos em renda fixa, como CDB, LCI, LCA, entre outros, tendem a se valorizar.

O que acontece quando a taxa de juros sobe?

Ao aumentar os juros, o crédito tende a diminuir, assim como o consumo, o que diminui a inflação. No entanto, esse efeito demora de seis a nove meses para chegar na economia real. Por outro lado, a recuperação da economia ganha mais um obstáculo com juros mais altos.

Qual o impacto do aumento da taxa de juros Selic?

Por que a Selic aumentou Isso porque, quando os juros estão muito baixos, o dinheiro circula mais, o que contribui com a inflação. O contrário também acontece: com juros mais altos, o número de empréstimos e financiamentos cai. Por esse motivo, o governo geralmente aumenta a Taxa Selic para frear a inflação.

Qual a taxa de juros utilizada pelo governo?

  • A taxa de juros foi o instrumento escolhido pelo governo, pois ela determina o nível de consumo do país, já que a taxa Selic é utilizada nas transações bancárias e, portanto, influencia os juros de todas as operações na economia. A Selic é utilizada pelos bancos apenas como uma referência.

Como diminuir a taxa de juros?

  • “Quando você diminui a taxa de juros estimula o aumento da demanda por parte do consumidor, do investimento por parte do empresário, e isso significa um crescimento da produção, do Produto Interno Bruto (PIB). Para produzir mais, tem que ter mais gente empregada, então, também reduz a taxa de desemprego”.

Por que a taxa de juros é baixa?

  • Às vezes, a taxa de juros é alta, às vezes, baixa. Às vezes não há nenhuma taxa de juro. Mas você não iria aceitar um retorno negativo para assumir tal risco. Existe exatamente o mesmo princípio para a avaliação de empresas e investimentos também.

Como reduzir a taxa básica de juros da economia?

  • A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de reduzir de 6,5% para 6% ao ano a taxa básica de juros da economia, a Selic, pode deixar o crédito mais barato e incentivar a produção e o consumo.

Postagens relacionadas: