O que fazer quando o juiz recebe a denúncia?
Índice
- O que fazer quando o juiz recebe a denúncia?
- Qual o recurso cabível contra decisão que recebe a denúncia?
- Qual a providência cabíveis quando o juiz recebe denúncia?
- Quando o juiz rejeita a denúncia cabe Qual recurso?
- Qual o recurso cabível em face da decisão que não recebe a denúncia ou a queixa?
- O que fazer quando o juiz rejeita a denúncia?
- Quais são as causas da rejeição da denúncia?
- Qual o momento para o recebimento da denúncia?
- Será que a denúncia sequer foi recebida?

O que fazer quando o juiz recebe a denúncia?
RECEBIMENTO DA DENÚNCIA: Não sendo o caso de rejeição, o Juiz deverá receber a denúncia e ordenará a citação do acusado para responder à acusação, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias, nos termos do artigo 396, do CPP. Em resumo, nesse momento processual, o Juiz começa a sanear o processo.
Qual o recurso cabível contra decisão que recebe a denúncia?
Recurso do recebimento da denúncia? O recebimento da denúncia é um ato judicial irrecorrível. Assim, a única medida a ser adotada é o manejo de Habeas Corpus, como instrumento para tentar trancar o processo criminal. O recurso contra a rejeição da denúncia é cabível o recurso em sentido estrito.
Qual a providência cabíveis quando o juiz recebe denúncia?
O juiz, ao receber a denúncia ou a queixa, ordenará a citação do acusado para responder a acusação, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias.
Quando o juiz rejeita a denúncia cabe Qual recurso?
O recurso cabível da decisão que rejeita a denúncia, nos termos do art. 581 , inciso I , CPP , é o recurso em sentido estrito.
Qual o recurso cabível em face da decisão que não recebe a denúncia ou a queixa?
O recurso cabível para combater a rejeição da denúncia ou queixa, como se lê do artigo 581, I, do Código de Processo Penal, é o recurso em sentido estrito. Se for recebida, caberá da parte do réu a impetração de habeas corpus, se for o caso, objetivando trancar o processo.
O que fazer quando o juiz rejeita a denúncia?
- O que fazer quando o juiz rejeita a denúncia? Caso o magistrado entenda por rejeitar a denúncia, a parte poderá interpor o Recurso em Sentido Estrito, previsto no art. 581, I, do Código de Processo Penal.
Quais são as causas da rejeição da denúncia?
- O art. 395 prevê as causas de rejeição da denúncia e o art. 396, ao prever o momento de recebimento da denúncia, demonstra claramente que nessa fase o juiz poderá rejeitá-la se presentes as hipóteses do artigo anterior.
Qual o momento para o recebimento da denúncia?
- Assim, aparentemente, a nova lei trouxe dois momentos para o recebimento da denúncia: um, logo após o seu oferecimento, e antes de citado o réu; outro, após a citação e a defesa preliminar, ocasião em que o magistrado enfrentará as situações previstas no art. 397, podendo, então, absolver sumariamente o denunciado.
Será que a denúncia sequer foi recebida?
- A harmonização de todos esses textos somente ocorre se concluirmos que a denúncia foi recebida na fase do art. 396 do Código de Processo Penal. Com efeito, não se pode conceber que o réu seja "citado" por edital para oferecer resposta preliminar (cujo termo inicial começará a correr com sua apresentação em juízo) se a denúncia sequer foi recebida.