Como resolver dente trincado?
Índice
- Como resolver dente trincado?
- Quando o dente trinca?
- É normal o dente rachar?
- O que acontece quando o dente racha?
- Quais os sintomas do bruxismo?
- Tem como colar dente trincado?
- Por que a trinca afeta o dente?
- Por que um dente trincado não pode ser tratado?
- Quais são as trincas no esmalte dentário?
- Qual a diferença entre trinca e fratura da raiz dentária?

Como resolver dente trincado?
De modo geral, os tratamentos para dente trincado envolvem:
- utilizar um adesivo dental para preencher a fissura;
- fazer uma coroa, espécie de capa para restaurar e proteger o dente;
- fazer um tratamento de canal, retirando o pedaço afetado;
- colocar um implante, ou seja, um dente que imita o natural.
Quando o dente trinca?
O dente trincado surge quando se forma uma rachadura ou uma fenda no dente, o que pode ser causado por apertar demais os dentes, como em casos de bruxismo, ou ao forçar a mandíbula por morder um objeto duro, como um lápis, gelo ou bala, por exemplo.
É normal o dente rachar?
Uma das principais causas de um dente trincado é o bruxismo e o apertamento dentário que ocorre ao longo do dia. Porém, essas trincas também podem acontecer em casos mais simples e corriqueiros, como mastigar gelo, por exemplo.
O que acontece quando o dente racha?
Os riscos de um dente trincado O odontologista explica que estas trincas nos dentes podem acabar favorecendo o acúmulo de placa bacteriana no local, aumentando assim, o risco de aparecimento de cáries, por exemplo.
Quais os sintomas do bruxismo?
Se você acorda e os músculos da sua mandíbula estão doloridos ou com dor de cabeça, você pode estar sofrendo de bruxismo - um ranger ou um forte apertar dos dentes. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados.
Tem como colar dente trincado?
Um dente trincado não pode ser tratado uma vez que a trinca atinge abaixo da linha da gengiva, de acordo com a AAE.
Por que a trinca afeta o dente?
- Algumas trincas afetam não apenas o exterior do dente, como também seu interior. Caso a trinca seja profunda o suficiente para alcançar a polpa de seu dente, localizada abaixo das camadas de esmalte e da dentina, talvez você precise de um tratamento do canal da raiz para eliminar a polpa inflamada e salvar o dente.
Por que um dente trincado não pode ser tratado?
- Um dente trincado não pode ser tratado uma vez que a trinca atinge abaixo da linha da gengiva, de acordo com a AAE. Isso significa que seu dentista precisará remover o dente, mas não significa que você será deixado com um espaço vazio em sua boca.
Quais são as trincas no esmalte dentário?
- As trincas no esmalte dentário são perigosas e podem causar danos graves ao dente. Quando falamos de trincas, abrangemos um grande leque de ranhuras no esmalte dentário que podem ter diversas profundidades, formas e motivos. Vou tentar classificar da forma mais objetiva possível essas trincas e explicar um pouco as formas de tratamentos.
Qual a diferença entre trinca e fratura da raiz dentária?
- A diferença entre trinca e fratura da raiz dentária. Embora para o estudo, diagnóstico e prognóstico das fraturas em raízes a diferenciação entre trinca e fratura radicular não tenha importância terapêutica, é comum os pacientes buscarem informações sobre o assunto.