Como saber se o câncer de mama está no início?
Índice
- Como saber se o câncer de mama está no início?
- Como é detectado o câncer de mama?
- O que pode causar o câncer de mama?
- Quais os exames que diagnosticam o câncer de mama?
- Como ocorre o processo de formação do câncer?
- Qual a origem do câncer?
- Qual a melhor opção de tratamento para o câncer?
- Qual o estágio de progressão do câncer?

Como saber se o câncer de mama está no início?
O câncer de mama também pode apresentar vários sinais e sintomas, como:
- Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo).
- Nódulo único endurecido.
- Irritação ou abaulamento de uma parte da mama.
- Dor na mama ou mamilo.
- Inversão do mamilo.
- Eritema (vermelhidão) na pele.
- Edema (inchaço) da pele.
Como é detectado o câncer de mama?
Um nódulo ou outro sinal ou sintoma suspeito nas mamas deve ser investigado para confirmar se é ou não câncer de mama. Para a investigação, além do exame clínico das mamas, exames de imagem podem ser solicitados, por exemplo, mamografia, ultrassom ou ressonância magnética.
O que pode causar o câncer de mama?
O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários.
Quais os exames que diagnosticam o câncer de mama?
Diagnóstico. A detecção precoce do câncer de mama pode ser feita pela mamografia. A recomendação é que a mamografia de rastreamento, como é chamada, seja realizada em todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade e, para mulheres entre 50 e 69 anos, pelo menos a cada dois anos.
Como ocorre o processo de formação do câncer?
- Toda a informação genética encontra-se inscrita nos genes, numa "memória química" - o ácido desoxirribonucleico (DNA). É através do DNA que os cromossomos passam as informações para o funcionamento da célula. O processo de formação do câncer é chamado de carcinogênese ou oncogênese e, em geral, acontece lentamente, podendo ...
Qual a origem do câncer?
- O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades.
Qual a melhor opção de tratamento para o câncer?
- Mas procure o seu médico o quanto antes para que ele avalie se é necessário fazer exames. E, no caso de haver, de fato, uma metástase, indicar a melhor opção de tratamento para o seu caso. A metástase geralmente é diagnosticada por meio dos exames de acompanhamento do paciente, que são feitos depois do fim do tratamento do câncer.
Qual o estágio de progressão do câncer?
- Estágio de progressão: se caracteriza pela multiplicação descontrolada e irreversível das células alteradas. Nesse estágio, o câncer já está instalado, evoluindo até o surgimento das primeiras manifestações clínicas da doença.