Como se desenvolve o câncer de mama?
Índice
- Como se desenvolve o câncer de mama?
- Como saber se um câncer de mama está no início?
- Quanto tempo leva pro câncer de mama se espalhar?
- Por que na maioria das vezes o câncer pode ser detectado em suas fases iniciais antes mesmo de apresentar qualquer sintoma?
- Qual a importância de detectar o câncer nas fases iniciais?
- Como o câncer surge no organismo?
- O que causa câncer de mama em jovens?
- Qual o tempo de diagnóstico do câncer de mama?
- Qual a causa do câncer mama?
- Como pode ser feito o câncer de mama primário?
- Como saber o estágio do câncer de mama?

Como se desenvolve o câncer de mama?
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente.
Como saber se um câncer de mama está no início?
Sinais e Sintomas do Câncer de Mama
- Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo).
- Nódulo único endurecido.
- Irritação ou abaulamento de uma parte da mama.
- Dor na mama ou mamilo.
- Inversão do mamilo.
- Eritema (vermelhidão) na pele.
- Edema (inchaço) da pele.
Quanto tempo leva pro câncer de mama se espalhar?
Cerca de 30% dos casos de câncer de mama mesmo detectados no início se tornam metastáticos. A doença pode voltar em outras partes do corpo depois de meses ou anos do primeiro diagnóstico.
Por que na maioria das vezes o câncer pode ser detectado em suas fases iniciais antes mesmo de apresentar qualquer sintoma?
Na maioria das vezes, o câncer pode ser detectado em suas fases iniciais, antes mesmo de apresentar qualquer sintoma. Isso porque existem exames como a mamografia, que utiliza a radiação para conseguir criar imagens de dentro da mama, podendo revelar a presença de tumores ainda muito pequenos.
Qual a importância de detectar o câncer nas fases iniciais?
Identificar o câncer de mama nas fases iniciais é o maior aliado para um tratamento eficaz, aumentando assim as chances de cura e também a qualidade de vida. De acordo com o Instituto Oncoguia, 95% dos casos de câncer de mama diagnosticados no início têm possibilidade de cura.
Como o câncer surge no organismo?
O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais.
O que causa câncer de mama em jovens?
Aspectos associados aos fatores de risco, que têm relação com estilo de vida, se veem mais presentes: menor número de filhos, gestação mais tardia, alimentação inadequada, associados à correria do dia a dia, podem estar influenciando esta mudança de aparecimento de tumores de mama em mulheres mais jovens.
Qual o tempo de diagnóstico do câncer de mama?
- No entanto, o tempo de diagnóstico também é um fator importante. Se a pessoa for diagnosticada com um câncer de mama agressivo, mas precocemente, as chances de uma metástase ocorrer diminuem. Normalmente, o câncer de mama entra em metástase quando suas células cancerígenas conseguem se espalhar pelo corpo.
Qual a causa do câncer mama?
- As mutações adquiridas de oncogenes e/ou genes supressores de tumores podem resultar de outros fatores, como radiação ou substâncias químicas causadoras de câncer, mas até agora não existe comprovação específica de qualquer mutação que cause o câncer mama.
Como pode ser feito o câncer de mama primário?
- Isso pode ser feito, no câncer de mama primário ou no metastático, através de receptores hormonais (a hormonioterapia) ou proteínas. Um desses receptores mais famosos é o da proteína HER2, presente em 20% das pacientes. Isso possibilitou a criação de medicamentos que atuam diretamente no tumor.
Como saber o estágio do câncer de mama?
- Para saber o estágio do câncer mama, seu médico pode pedir raios-x, exames de laboratório e outros testes. 1 O câncer de mama pode ser classificado em 5 estágios (de 0 a 4), sendo o estágio zero o mais inicial e os estágios 3 e 4 os mais graves, conhecidos como câncer de mama avançado ou câncer de mama metastático.