adplus-dvertising

Qual o prazo para transferir um imóvel?

Índice

Qual o prazo para transferir um imóvel?

Qual o prazo para transferir um imóvel?

30 dias Vale a pena destacar que, assim que a escritura for lavrada, o registro do imóvel precisa ser executado no prazo máximo de 30 dias. Desse modo, a alteração e averbação do proprietário é incluída na matrícula. Caso seja feito um financiamento, a modificação é feita somente após a quitação.

Como provar que sou dono de um imóvel?

A prova de propriedade do bem imóvel se faz através da apresentação da escritura devidamente registrada no Cartório de Registro de Imóveis competente ou, ao menos, com o contrato de compra e venda.

Qual o prazo para assinar escritura?

Seja, enfim, o proprietário do imóvel. Estando tudo em ordem e no prazo de 30 dias, o Oficial de Registro fará o registro da escritura na matrícula do imóvel e, a partir daí, você será considerado proprietário do imóvel. Vale ressaltar que, a partir dessa data, seu imóvel deverá constar na declaração do IR.

O que pode ser feito quando o comprador não transferiu o imóvel para seu nome?

  • E agora? Muita gente se pergunta o que pode ser feito quando o comprador não transferiu o imóvel para o seu nome. Neste texto você vai entender o que pode ser feito caso isto venha a acontecer. Quando falamos em uma compra e venda de imóvel o que mais acontece é das partes celebrarem o contrato de compromisso ou a promessa de compra e venda.

Qual o direito do comprador para o imóvel?

  • “O direito do comprador só está garantido com o registro no cartório de imóveis. Não havendo esse documento ele corre o risco de o vendedor negociar diversas vezes o mesmo imóvel e só será proprietário, de fato, aquele que o registrar primeiro. Além disso, a pessoa fica protegida da perda do imóvel por questões anteriores à sua compra”.

Quando falamos em compra e venda de imóvel?

  • Quando falamos em uma compra e venda de imóvel o que mais acontece é das partes celebrarem o contrato de compromisso ou a promessa de compra e venda. Neste contrato o comprador assume a obrigação de pagar e o vendedor de outorgar a escritura.

Como proceder para a transferência definitiva do nome do novo proprietário?

  • Somente a transferência definitiva para o nome do novo proprietário extingue permanentemente o risco de dano, por isso, se o impasse perdurar, reúna todas provas documentais e procure um advogado especialista para que o comprador seja acionado judicialmente.

Postagens relacionadas: