Como é feita a cirurgia de colectomia?
Índice
- Como é feita a cirurgia de colectomia?
- O que é uma cirurgia de colectomia?
- Quanto tempo dura uma cirurgia de colectomia?
- Como é feita a cirurgia do câncer colorretal?
- Quantos dias de internação para cirurgia de intestino?
- Como é feita a colectomia?
- Como fazer uma colectomia laparoscópica?
- Quando é realizada a cirurgia de colectomia total ou subtotal?
- Será que a colectomia pode ser uma opção para o câncer de cólon?
Como é feita a cirurgia de colectomia?
Como é realizada a colectomia A colectomia é considerada uma cirurgia de médio para grande porte e pode ser realizado de maneira minimamente invasiva, ou seja, que não utiliza grandes cortes como os demais procedimentos cirúrgicos. Geralmente, ela é feita via laparoscópica, através de pequenas incisões.
O que é uma cirurgia de colectomia?
A colectomia é a cirurgia para remover parte ou todo cólon e os gânglios linfáticos próximos. Se parte do cólon é removido, denomina-se hemicolectomia, colectomia parcial ou ressecção segmentar.
Quanto tempo dura uma cirurgia de colectomia?
O cirurgião ficará na mesma sala, operando esses mesmos braços com um console e enxergando o intestino por um visor com tecnologia 3D. Além disso, o médico opera sentado, uma posição ergonômica que favorece o procedimento, já que a cirurgia pode demorar até oito horas, dependendo das condições do paciente.
Como é feita a cirurgia do câncer colorretal?
Eles são feitos com o auxílio de instrumentos introduzidos através do ânus, sem qualquer incisão no abdome do paciente. Na polipectomia, o tumor é removido como parte do pólipo, geralmente passando um loop de fio através do colonoscópio para retirar o pólipo da parede do reto com uma corrente elétrica.
Quantos dias de internação para cirurgia de intestino?
Algumas séries demonstram períodos de internação de 10 a 17 dias em pacientes submetidos à cirurgia colorretal convencional e 6 a 9 dias no procedimento laparoscópico 11.
Como é feita a colectomia?
- A colectomia é indicada nos casos de tratamento de doenças ou outras complicações que venham a afetar o intestino grosso. Ela consiste na retirada parcial ou total do cólon, por meio de seu dissecamento e ressecamento, a depender do tamanho da lesão sofrida. Neste post, entenderemos um pouco mais sobre o procedimento e suas indicações.
Como fazer uma colectomia laparoscópica?
- A colectomia laparoscópica pode reduzir o tempo de dor e recuperação após a cirurgia. Mas nem todos são candidatos para este procedimento. Além disso, em algumas situações, sua operação pode começar como uma colectomia laparoscópica, mas as circunstâncias podem forçar sua equipe cirúrgica para converter para uma colectomia aberta.
Quando é realizada a cirurgia de colectomia total ou subtotal?
- Quando é realizada a cirurgia de colectomia total, todo o intestino grosso é removido; e na colectomia parcial ou subtotal, apenas uma parte do intestino grosso é retirada. A cirurgia aberta (ou convencional) é feito apenas um corte no abdômen do paciente, já a videolaparoscópica é realizada com o auxílio do laparoscópio.
Será que a colectomia pode ser uma opção para o câncer de cólon?
- A colectomia também pode ser uma opção para as pessoas com doenças genéticas hereditárias que aumentam o risco de câncer de cólon, como polipose adenomatosa familiar ou síndrome de Lynch. NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)